Imitação de Cristo - 3.10. Como é bom servir a Deus e desprezar o mundo

  1. Alma: Eu vos falarei outra vez, Senhor, e não me calarei.
  2. Direi ao meu Deus, meu Senhor e meu Rei, sentado nas alturas do céu:
  3. «Oh! quanta doçura reservastes para os que te temem» (Salmos 31(30), 19).
  4. E o que é isso para quem vos ama, para quem vos serve de todo o coração?
  5. São verdadeiramente inefáveis, as delícias com que inundais aqueles que vos amam, quando a alma deles vos contemplam.
  6. Vós mostrastes-me principalmente nisso toda a ternura do vosso amor; eu não existia, e vós criastes-me; eu errava longe de vós, vós trouxestes-me de volta para vos servir, e vós ordenastes-me que vos amasse.
  7. Ó fonte de amor eterno, o que direi de vós?
  8. Como poderia esquecer-vos, vós que vos dignastes lembrar de mim quando, já esgotado, consumido, me inclinava para a morte?
  9. A vossa misericórdia para com o vosso servo superou todas as expectativas, e vós dispensastes sobre ele a vossa graça e o vosso amor muito para além de tudo o que ele poderia merecer.
  10. O que eu vos devolveria por um tal favor?
  11. Porque não é dado a todos deixar tudo, renunciar a sociedade para abraçar a vida religiosa.
  12. Porventura, será muito que eu vos sirva, quando todas as criaturas vos devem servir?
  13. Isso parece-me coisa pequena a mim; mas o que me parece grande e maravilhoso é que vós vos dignais aceitar o serviço duma criatura tão pobre e miserável, e admiti-la entre os servos que vós amais.
  14. Tudo o que tenho, tudo o que posso consagrar ao vosso serviço é vosso.
  15. E, no entanto, tomando o meu lugar, por assim dizer, vós servis-me mais do que eu vos sirvo a vós.
  16. Eis que o céu e a terra, que vós criastes para o serviço do ser humano, estão diante de vós e cada dia executam tudo o que lhes ordenastes.
  17. Ainda é pouco; vós preparastes para o ser humano o próprio ministério dos anjos.
  18. Mas o que supera tudo, vós vos dignastes servi-lo, e vós prometestes entregar-vos a ele.
  19. O que vos poderia eu devolver por tantos bens?
  20. Ah! se eu vos pudesse servir todos os dias da minha vida!
  21. Se eu pudesse servir-vos dignamente pelo menos um único dia!
  22. É bem verdade que vós sois digno de ser servido universalmente, digno de toda honra e dum louvor eterno.
  23. Vós sois verdadeiramente o meu Senhor e eu sou o vosso pobre servo, que vos devo servir com todas as minhas forças e nunca me cansar de vos louvar.
  24. Eu quero que seja assim, eu desejo que seja assim; dignai-vos suprir tudo o que me falta.
  25. É uma grande honra, uma grande glória servir-vos e desprezar tudo por vossa causa.
  26. Porque receberão graças abundantes, aqueles que se curvam sob o vosso jugo santíssimo.
  27. Serão preenchidos com a consolação deliciosa do Espírito Santo, aqueles que pelo vosso amor tiverem rejeitado todos os prazeres dos sentidos.
  28. Gozarão duma grande liberdade de espírito, aqueles que para a glória do vosso nome entrarem na via estreita e tiverem renunciado a todas as solicitudes do mundo.
  29. Ó amorosa e doce servidão de Deus, na qual o ser humano encontra a verdadeira liberdade e santidade!
  30. Ó santa sujeição da vida religiosa que torna o ser humano agradável a Deus, igual aos anjos, terrível para os demónios, respeitável para todos os fiéis!
  31. Ó escravidão eternamente digna de ser desejada, abraçada, porque nos faz merecer o bem soberano e nos assegura a alegria eterna.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.10. Como é bom servir a Deus e desprezar o mundo