Imitação de Cristo - 3.9. Que é preciso referir tudo a Deus como nosso último fim

  1. Cristo: Meu filho, eu devo ser o teu fim supremo e último, se verdadeiramente desejas ser feliz.
  2. Essa intenção purificará as tuas afeições, que muitas vezes se rebaixam até ti e até às criaturas.
  3. Porque se tu te procuras nalguma coisa, imediatamente cais na preguiça e na secura.
  4. Portanto, refere tudo principalmente a mim, porque fui eu que te dei tudo a ti.
  5. Considera cada bem como fluindo do soberano bem, e lembra-te que, a partir de então, todos eles devem retornar a mim que sou a sua origem.
  6. Em mim, como numa fonte inesgotável, o pequeno e o grande, o pobre e o rico retiram a água viva, e aqueles que me servem voluntariamente e de coração, receberão graça sobre graça.
  7. Mas aquele que buscar a sua glória fora de mim, ou o seu gozo noutro bem que não seja eu, a sua alegria não será nem verdadeira nem sólida, e o seu coração será sempre envergonhado, estará sempre apertado, encontrará apenas angústia.
  8. Portanto, não atribuas a ti próprio nenhum bem, e não atribuas a nenhum ser humano a sua virtude; mas devolve tudo a Deus, sem o qual o ser humano não tem nada.
  9. Fui eu que vos dei tudo e quero que vocês se entreguem inteiramente a mim, exijo com um extremo rigor as ações de graças que me são devidas.
  10. Esta é a verdade que dissipa a vaidade da glória.
  11. Onde penetram a graça celeste e a verdadeira caridade, não há mais lugar para o amor-próprio nem para a inveja, que torturam o coração.
  12. Porque o amor divino subjuga tudo e aumenta todas as forças da alma.
  13. Se tu escutares a sabedoria, só te alegrarás em mim, só esperarás em mim, porque «ninguém é bom senão só Deus» (Lucas 18, 19), a quem, em tudo e acima de tudo, é devido para sempre o louvor e a bênção.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.9. Que é preciso referir tudo a Deus como nosso último fim