Imitação de Cristo - 3.8. Que é preciso aniquilar-se diante de Deus

  1. Alma: «Falarei ao Senhor meu Deus, apesar de eu ser apenas cinzas e pó» (Génesis 18, 27).
  2. Se eu acreditar que sou algo mais, eis que vós vos elevais contra mim, e as minhas iniquidades dão um testemunho verdadeiro e que eu não posso contradizer.
  3. Mas se eu me humilhar, se me aniquilar, e se me despojar de toda a estima por mim próprio, e voltar ao pó de onde fui formado, a vossa graça se aproximará de mim e a vossa luz estará perto do meu coração.
  4. Então todo sentimento de estima, mesmo o mais ligeiro, que eu pudesse conceber de mim mesmo, desaparecerá para sempre no abismo do meu nada.
  5. Lá vós me mostrais a mim mesmo, vós fazeis-me ver o que sou, o que fui, até onde desci: «porque não sou nada e não o sabia» (Salmos 73(72), 22).
  6. Se vós me deixais entregue a mim mesmo, o que sou eu? Nada, para além de enfermidade; mas assim que vós lançais um olhar sobre mim, imediatamente me torno forte e fico cheio duma alegria nova.
  7. E certamente, isso enche-me de espanto que vós me ergais assim de repente e me tomeis com tanta bondade nos vossos braços, sendo eu sempre arrastado pelo meu próprio peso para a terra.
  8. É o vosso amor que opera esta maravilha, que me adverte gratuitamente, que nunca cessa de me ajudar nas minhas necessidades, que me preserva dos maiores perigos e, para dizer a verdade, me livra de inúmeros males.
  9. Porque, eu perdi-me, amando-me com um amor desordenado,
  10. Mas, procurando-vos só a vós, amando-vos só a vós, encontrei-vos e reencontrei-me, e o amor fez-me regressar ainda mais ao meu nada.
  11. Ó Deus cheio de ternura! vós fazeis por mim muito mais do que eu mereço, ou mais do que eu ousaria esperar ou pedir.
  12. Bendito sejais, meu Deus, que, indigno como sou de receber de vós alguma graça, no entanto a vossa bondade generosa e infinita não cessa de fazer o bem mesmo aos ingratos e aos que estão mais distantes de vós.
  13. Trazei-nos de volta a vós, para que sejamos reconhecidos, humildes, fervorosos, porque vós sois a nossa salvação, a nossa virtude e a nossa força.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.8. Que é preciso aniquilar-se diante de Deus