Mestre Eckhart – Tem piedade do povo que está em ti 2

  1. Ora tomem nota: «O Fariseu desejou que Nosso Senhor comece com ele.»
  2. O alimento que eu como está unido ao meu corpo tanto quanto o meu corpo à minha alma.
  3. O meu corpo e a minha alma estão unidos num ser, não numa operação, como a minha alma se une ao meu olho na operação de ver; igualmente, o alimento que eu como está unido no ser com a minha natureza, não unido na operação, e isto indica a grande união que nós devemos ter com Deus no ser, não na operação.
  4. Foi por isso que o Fariseu pediu a Nosso Senhor que comesse com ele.1

Notas

  1. O desenvolvimento que se segue trata de diferentes formas de união: o alimento e o corpo, o corpo e alma «... o alimento que eu como está unido no ser com a minha natureza, não unido na operação, e isto indica a grande união que nós devemos ter com Deus no ser, não na operação.»
    Respondendo aos críticos desta frase, Eckhart citou a frase das Confissões de Santo Agostinho: «Cresce e come-me, não és tu que me transformas em ti, como o alimento no teu corpo, és tu que serás transformado em mim.» [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Tem piedade do povo que está em ti 2