Mestre Eckhart – Tem piedade do povo que está em ti 1

Sermão 7 - Tem piedade do povo que está em ti

  1. O profeta diz: «Senhor, tem piedade do povo que está em ti.»1
  2. O Senhor respondeu: «Tudo o que cambaleia, eu o curarei e eu os amarei com todo o coração.»
  3. Eu pego nesta frase: «O Fariseu desejou que Nosso Senhor coma com ele», e nesta outra: «Nosso Senhor diz à mulher: “Vade in pace, vai em paz”.»
  4. É bom ir da paz para a paz, é louvável, no entanto, é deficiente.
  5. Devemos correr para a paz, não devemos começar pelo paz.
  6. Deus quer dizer: Devemos ser transportados para a paz, e empurrados para a paz, e terminar na paz.
  7. Nosso Senhor diz: «Só em mim vocês têm a paz.»
  8. Tanto penetramos em Deus, tanto penetramos na paz.
  9. O que tem o seu eu em Deus, tem a paz; o que tem o seu eu fora de Deus, não tem a paz.
  10. São João diz: «Tudo o que nasce de Deus, vence o mundo.»
  11. O que nasce de Deus procura a paz e corre para a paz.
  12. É por isso que ele diz: «Vade in pace; corre para a paz.»
  13. O ser humano que está a correr, e a correr constantemente para a paz, é um ser humano celeste.
  14. O céu prossegue constantemente o seu percurso, e no seu percurso, procura a paz.2

Notas

  1. O ponto de partida do sermão é o versículo de Oséias 14, 4 «Populi eius qui in te est, misereberis.» [  ]
  2. Este sermão não oferece dificuldades especiais. A paz, diz Eckhart, não se apresenta por si própria. É preciso ir até ela, ou melhor, correr para ela. Ela só se encontra em Deus: «O ser humano que está a correr, e a correr constantemente para a paz, é um ser humano celeste.» [  ]
[ ◊ ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Tem piedade do povo que está em ti 1