Mestre Eckhart – Os justos viverão eternamente 13

  1. Eu disse um dia, aqui mesmo, e é verdade: Se o ser humano se apropria ou toma qualquer coisa de exterior a si, não está bem.
  2. Não devemos agarrar, nem considerar, Deus como estando fora de nós, mas como sendo nosso bem próprio e como algo que está em nós próprios; também não devemos servir, nem agir, com vista de um «porquê»: nem por Deus, nem pela nossa própria honra, nem pelo que quer que esteja fora de nós, mas unicamente em consideração daquilo que está em nós, o nosso ser próprio e a nossa própria vida.
  3. Bastantes pessoas simples imaginam que devem considerar Deus como estando lá adiante e elas estão aqui.
  4. Não é assim.
  5. Deus e eu, nós somos um.
  6. Pelo conhecimento, eu acolho Deus em mim; pelo amor, eu penetro em Deus.
  7. Certos, dizem que a beatitude não reside no conhecimento, mas unicamente na vontade.
  8. Eles estão errados, porque se ela residisse unicamente na vontade, não existiria aí unidade.1
  9. O agir e o devir são um.
  10. Quando o carpinteiro não age, a casa não se faz.
  11. Quando o machado repousa, o devir repousa também.
  12. Deus e eu, nós somos um nessa operação: ele opera e eu devenho.
  13. O fogo transforma em si o que lhe é trazido e torna-se na sua natureza.
  14. Não é a madeira que transforma o fogo em si, é o fogo que transforma em si a madeira.
  15. Igualmente, nós somos transformados em Deus, por forma que nós o conheceremos tal como ele é.2
  16. São Paulo diz: «Assim nós o conheceremos, eu conhecerei tanto quanto ele me conhecerá, nem menos nem mais, absolutamente igualmente.»
  17. O justos viverão eternamente e a sua recompensa está próxima de Deus, completamente semelhante.
  18. Que Deus nos ajude a amar a justiça por ela própria e a Deus sem «porquê». Amém.3

Notas

  1. O fim do sermão retoma a questão, tão frequentemente tratada, sobre a prioridade do intelecto ou da vontade. [  ]
  2. Para terminar, o pregador regressa à imagem favorita do fogo que transforma em si aquilo que lhe é trazido. Deus faz o mesmo: ele assimila a alma ao seu próprio ser. [  ]
  3. Esta tradução foi realizada a partir da tradução francesa de Jeanne Ancelet-Hustache, «Maitre Eckhart - Sermons 1-30 - Tome I», Éditions du Seuil, Paris, 1974, p. 80-87. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ ◊ ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Os justos viverão eternamente 13