Mestre Eckhart – O amor de Deus manifestou-se por nós 3

  1. Eu digo outra coisa que vai mais longe: não somente Deus se fez homem, mas mais: ele assumiu a natureza humana.
  2. Os mestres dizem comumente que todos os seres humanos são, na sua natureza, igualmente nobres, mas eu digo na verdade: todo o bem que todos os santos possuíram, e Maria, Mãe de Deus, e Cristo segundo a sua humanidade, é meu bem próprio nessa natureza.1
  3. Ora vocês podem perguntar-me: visto que eu tenho, nessa natureza, tudo o que Cristo me pode oferecer, segundo a sua humanidade, donde vem que nós exaltemos e veneremos Cristo como Nosso Senhor e nosso Deus?
  4. É porque ele foi um mensageiro de Deus para conosco e nos trouxe a nossa beatitude.
  5. A beatitude que ele nos trouxe era nossa.
  6. Lá onde o Pai engendra o seu Filho dentro do fundo mais íntimo, essa natureza aí está ao mesmo tempo incluída.
  7. Essa natureza é uma e simples.
  8. Qualquer coisa pode bem aqui aparecer no exterior e qualquer coisa ser aí agarrada, mas não é esse Um.

Notas

  1. Se verdadeiramente este sermão é um rearranjo para suavizar os termos que o tornavam alvo das críticas, o corretor deixou subsistir temas especificamente eckhartianos: «... todo o bem que todos os santos possuíram, e Maria, Mãe de Deus, e Cristo segundo a sua humanidade, é o meu bem próprio nessa natureza (humana)». E mais adiante no sermão: «Tão verdadeiramente como, na sua natureza simples, o Pai engendra naturalmente o seu Filho, também verdadeiramente ele o engendra dentro do mais íntimo do espírito, e é o mundo interior. Aqui, o fundo de Deus é o meu fundo, e o meu fundo é o fundo de Deus.» [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » O amor de Deus manifestou-se por nós 3