Mestre Eckhart – O amor de Deus manifestou-se por nós 2

  1. Se existisse em qualquer parte um monarca rico que tivesse uma filha bela e que ele a desse ao filho de um pobre homem, todos aqueles que pertencessem a essa família seriam elevados ou enobrecidos.
  2. Ora um mestre diz: Deus fez-se homem, devido a isso todo o género humano é elevado e enobrecido.1
  3. Nós podemos portanto nos rejubilar que Cristo, nosso irmão, se tenha elevado pelo seu próprio poder acima de todos os coros dos anjos e esteja assentado à direita do Pai.
  4. Esse mestre falou acertadamente, mas, na verdade, eu não atribuiria a isso muito valor.
  5. Que me importa ter um irmão que seja um homem rico enquanto eu sou ao mesmo tempo um pobre homem?
  6. Que me importa ter um irmão que seja um homem sábio enquanto eu sou ao mesmo tempo um insensato?

Notas

  1. Como no sermão 5a, o primeiro desenvolvimento trata da nobreza que Cristo conferiu à natureza humana ao assimilá-la a si próprio. Eckhart introduz aqui uma imagem que nós não encontramos no sermão precedente: a do rei que dá a sua filha ao filho dum pobre homem. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » O amor de Deus manifestou-se por nós 2