Mestre Eckhart – O melhor dom 2

  1. Ora tu poderias talvez dizer: Como posso eu saber se é a vontade de Deus ou não?
  2. Sabe: se não fosse a vontade de Deus, isso não aconteceria.1
  3. Tu não tens doença, nem o que quer que seja, a menos que Deus o queira.
  4. E como tu sabes que é a vontade de Deus, tu deverias ter tanta aceitação e satisfação para com isso que tu não considerarias que uma dor é uma dor; e mesmo se fosse o mais extremo da dor e se tu sentisses então o que quer que fosse que fosse dor ou sofrimento, seria ainda completamente injustificado, porque tu deves aceitar isso de Deus, como sendo absolutamente o melhor, porque é necessariamente o melhor para ti.
  5. Porque pertence ao ser de Deus querer o melhor.
  6. É por isso que eu o devo querer também, e nada me deve agradar mais.
  7. Se eu quisesse, com todo o meu zelo, agradar a alguém e se eu tivesse a certeza que eu lhe agradaria mais vestindo uma roupa cinzenta que outra qualquer, tão bela que a outra fosse, não há qualquer dúvida que essa roupa seria para mim mais prazerosa e agradável que qualquer outra, tão bela quanto a outra fosse.
  8. Se eu quisesse agradar a alguém, e soubesse quais as palavras e quais as obras que ela gosta, eu as realizaria, e nenhumas outras.
  9. Ora bem! Examinem-se a vocês próprios para saberem aquilo que é do vosso gosto.
  10. Se vocês gostam de Deus, nada poderia ser mais delicioso para vocês do que aquilo que lhe agradaria mais a ele, assim como a mais completa realização da sua vontade em vocês.
  11. Tão pesado quanto possa parecer o sofrimento ou a inconveniência, se tu não encontrares nisso também uma muito grande satisfação, não está bem.

Notas

  1. O pregador adivinha a questão que vem ao espírito dos seus auditores: «Como posso eu saber se é a vontade de Deus ou não?» A resposta é peremptória: «Sabe: se não fosse a vontade de Deus, isso não aconteceria.» Eckhart compraz-se em repetir isto com uma insistência particular, e mesmo neste sermão. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » O melhor dom 2