Mestre Eckhart – Jesus entrou num castelo 12

  1. Vejam: segundo que ele é Um e simples, ele vem dentro desse um a que eu chamo um pequeno castelo forte dentro da alma, de outra forma ele não penetra lá de maneira nenhuma, apenas assim ele lá penetra e lá permanece.
  2. Por essa parte dela própria, a alma é semelhante a Deus, e não de outra forma.1
  3. Aquilo que eu vos disse aqui é verdadeiro, eu vos dou a verdade como testemunha e a minha alma como garantia.2
  4. Que Deus nos ajude a ser um tal castelo forte onde Jesus sobe, e seja acolhido, e permaneça eternamente em nós da mesma maneira que eu disse. Amém.3

Notas

  1. Mestre Eckhart declara que é verdade que Deus é agarrado na ‘sua verdade’ pelo ‘intelecto’, na ‘sua bondade’ pela ‘vontade’, no ‘seu ser’ pela «essência da alma». [  ]
  2. No fim do sermão, como selo de autenticidade, esta solene declaração que nos faz sentir tudo o que ela traduz na boca e no coração dum Mestre Eckhart: «Aquilo que eu vos disse aqui é verdadeiro, eu vos dou a verdade como testemunha e a minha alma como garantia.» [  ]
  3. Esta tradução foi realizada a partir da tradução francesa de Jeanne Ancelet-Hustache, «Maitre Eckhart - Sermons 1-30 - Tome I», Éditions du Seuil, Paris, 1974, p. 50-56. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ ◊ ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Jesus entrou num castelo 12