Mestre Eckhart – Esta é a vida eterna 3


  1. «Ele levou os seus olhos ao alto», do verdadeiro fundo da mais extrema humildade.
  2. Da mesma forma que o poder do céu não opera tanto como no fundo da terra (apesar de ser o elemento mais baixo), porque é lá que ele tem mais possibilidades de operar, da mesma forma Deus opera mais num coração humilde porque lá Ele tem mais possibilidades de operar, encontrando lá a maior similitude com Ele próprio.
  3. Com isto, ele ensina como nós devemos penetrar no nosso fundo da verdadeira humildade e do verdadeiro denodo, afim de que nós nos desapossemos de tudo o que não é nosso por natureza, quer dizer os nossos pecados e as nossas faltas, e também daquilo que é nosso por natureza, quer dizer tudo o que faz parte do eu próprio.
  4. Porque aquele que quer penetrar no fundo de Deus, naquilo que Ele tem de mais interior, deve primeiro penetrar no seu próprio fundo, naquilo que ele tem de mais interior.
  5. Com efeito, ninguém pode conhecer Deus se ele não se conhece primeiro a si próprio. 1
  6. Ele deve penetrar naquilo que ele tem de mais baixo e naquilo que Deus tem de mais interior, ele deve penetrar naquilo que é primeiro e mais elevado em Deus, porque lá se concentra tudo o que Deus pode realizar.
  7. O que é mais elevado na alma encontra-se no maior abaixamento, porque é o mais interior de tudo.
  8. Como aquele que quer aplanar um objeto redondo: o que estava com efeito em cima encontra-se com efeito em baixo. 2
  9. O terceiro ensinamento que ele nos dá quando ele «levou os seus olhos para o alto» é este: aquele que quer rezar deve levar para a bondade de Deus tudo aquilo que ele recebeu por graça, e quando ele quer implorar pelas suas faltas ou pelos pecados de outrem, ele deve levá-los para a misericórdia de Deus porque eles rezam por eles próprios.
  10. Aquilo que Deus encontra abaixado, Ele o reergue e eleva n'Ele.
  11. O quarto ensinamento quando «ele levou os olhos ao alto», é que com todo o nosso coração, nós subamos ao céu e a Ele com desejo, que nós metamos em Deus e em direção à altura suprema todo o nosso desejo, não por baixo de Deus nem ao lado de Deus, porque todas as instâncias superiores estão mais dispostas a agir naquilo que está por baixo delas.
  12. É por isso que todas as criaturas materiais são para o sol e as estrela um isco que transmite na pedra (magnética) o poder destes e a igualdade com eles.
  13. Quando o sol atrai a si o ar húmido, ele dá à pedra a igualdade com ele e o seu poder, por forma que ela emite invisivelmente um vapor e um poder, o qual atrai certo ferro, certa carne e certos ossos; quando alguém se aproxima dela, fica fixo lá.
  14. Assim faz o sopro divino, Ele atrai a alma a Ele, une-a a Ele, e torna-a semelhante a Ele.
  15. Da mesma forma que se alguém pegasse numa barrica cheia de água e a colocasse por cima e encostada a um grande tonel cheio de vinho, este dar-lhe-ia o poder do vinho, e a natureza do vinho, e a cor do vinho.
  16. Se o vinho é tinto, ela torna-se tinta; se o vinho é branco, ela torna-se igualmente branca e torna-se vinho, o que é devido ao vapor e ao odor do vinho.
  17. O que significa isto? Uma boa asserção! Da mesma forma que o vapor do vinho penetra na barrica cheia de água, da mesma maneira o poder de Deus penetra na alma.
  18. Aquele que quer ser conforme a Deus deve elevar-se com todo o seu desejo. 3

Notas
  1. O pregador retoma aqui as comparações do sermão precedente: da mesma forma que o poder do céu não opera em nenhum lugar tanto quanto no fundo da terra - sendo no entanto o elemento mais baixo - Deus opera sobretudo num coração humilde porque Ele encontra lá a maior similitude com Ele próprio.

    É preciso que nós nos desembaracemos de tudo aquilo que não é nosso, quer dizer de todos os nossos pecados, e também de tudo o que é nosso por natureza, quer dizer o nosso eu próprio.

    Aquele que quer penetrar no fundo de Deus deve primeiro penetrar no seu próprio fundo. [  ]
  2. Eckhart apresenta aqui antíteses e paradoxos: «Ele (o ser humano) deve penetrar naquilo que ele tem de mais baixo, e no mais interior de Deus.» «O que é mais elevado na alma encontra-se no maior abaixamento.»

    Nós encontramos aqui uma imagem que não se encontra em 54a: «Como aquele que quer aplanar um objeto redondo: aquilo que estava com efeito em cima se encontra com efeito em baixo.» [  ]
  3. Outro ensinamento dado por Cristo quando ele levanta os olhos: aquele que quer implorar pelas suas próprias faltas ou pelas de outrem deve leva-las para a misericórdia de Deus onde «elas rezam por elas próprias». Porque os seus defeitos rezam por eles próprios. Deus quer que todo o nosso desejo seja orientado para Ele.

    Como todos os seres superiores são naturalmente condescendentes com respeito ao que se encontra por baixo deles, Deus reergue tudo aquilo que se baixou. Eckhart dá-nos exemplos, retirados do mundo natural, que provam que as instâncias superiores estão dispostas a agir naquilo que está por baixo delas: é assim com o sol e as estrelas, dos quais a pedra magnética recebe o seu poder, por forma que ela atrai «certo ferro, certa carne e certos ossos». [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Esta é a vida eterna 3