Mestre Eckhart – Deus ama aqueles que perseguem a justiça 3


  1. São Paulo diz: «Nós somos transferidos no amor.»
  2. Notemos esta frase: «Deus ama». Que maravilha!
  3. O que é o amor de Deus?
  4. A sua natureza e o seu ser: tal é o seu amor.
  5. Aquele que privasse Deus de nos amar, privá-lo-ia do seu ser e da sua Divindade.
  6. O seu ser depende de que Ele me ame, e é assim que emana o Espírito Santo. Benção divina! Que maravilha está aqui!
  7. Se Deus me ama com toda a sua natureza - visto que ela depende disso -, Deus ama-me tal como se o seu devir e o seu ser estivesse ligados a isso.
  8. Deus só tem um amor: com o mesmo amor que o Pai ama o seu Filho único, ele me ama a mim. 1

Notas
  1. Segue-se um texto que parece ser de uma grande aridez, insere-se no entanto não apenas na doutrina eckhartiana, mas também na fé revelada.

    Se portanto, por um suposição insólita, Deus fosse privado de nos amar, Ele seria privado do seu ser e da sua Divindade.

    «O que é o amor de Deus? A sua natureza e o seu ser: tal é o seu amor.» O pregador completará mais adiante o seu pensamento: «Deus só tem um amor.» O que o enche de maravilha.

    Já antes ele tinha dito no sermão 10, Agradou a Deus nesses dias, exagerando mais os termos do paradoxo: «... no amor em que Deus se ama a Ele próprio, nesse amor Ele me ama a mim, e a alma ama Deus nesse mesmo amor no qual Ele se ama a Ele próprio; se esse amor não fosse, aquele no qual Deus ama a alma, não haveria o Espírito Santo.» [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Deus ama aqueles que perseguem a justiça 3