Mestre Eckhart – Deus ama aqueles que perseguem a justiça 2


  1. Notem esta frase: «Deus ama.»
  2. Seria para mim um grande favor, e um muito grande, se, como eu disse frequentemente, nós quiséssemos desejar que Deus me ame.
  3. O que é que Deus ama?
  4. Deus só se ama a si próprio, assim como a tudo aquilo que se assemelha a Ele, desde que Ele o encontre em mim, e eu n'Ele.
  5. No Livro da Sabedoria está escrito: «Deus só ama aquele que está estabelecido na Sabedoria.»
  6. A Escritura contém também uma outra frase ainda melhor: «Deus ama aqueles que perseguem a justiça», «na Sabedoria».
  7. Os mestres estão todos de acordo: A Sabedoria de Deus é o seu Filho único.
  8. Este texto diz: «aqueles que perseguem a justiça», «na Sabedoria», quer dizer aqueles que o perseguem, a Ele, Ele os ama, porque Ele não ama nada em nós a não ser aquilo que de nós se encontra n'Ele.
  9. Existe uma grande diferença entre o amor de Deus e o nosso amor.
  10. Nós amamos apenas na medida em que nós encontramos Deus naquilo que nós amamos.
  11. E mesmo se eu tivesse jurado o contrário, eu não poderia amar nada a não ser a Bondade.
  12. Mas Deus ama-se apenas a Ele próprio na medida em que Ele é bom - Ele não encontra portanto no ser humano outra coisa para amar a não ser a sua própria bondade.
  13. A nós, Ele ama-nos na medida em que nós estamos n'Ele e no seu amor.
  14. Isso é um dom: o que nos vale o seu amor, é que nós estejamos n'Ele e «estabelecidos na Sabedoria». 1

Notas
  1. «Deus ama aqueles que perseguem a justiça», «na Sabedoria».

    Ora, segundo todos «os mestres», a Sabedoria de Deus é o seu Filho único.

    Deus ama-nos portanto na medida em que nós estamos estabelecidos em Jesus Cristo. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Deus ama aqueles que perseguem a justiça 2