Mestre Eckhart – Tu deves honrar pai e mãe 7


  1. Há muitos anos, eu não existia, depois há pouco tempo, o meu pai e a minha mãe comeram carne, pão e ervas que cresciam no jardim, e com isso eu tornei-me num ser humano; no entanto, o meu pai e a minha mãe não puderam cooperar nisso: Deus fez diretamente o meu corpo, e criou a minha alma a partir daquilo que é o mais elevado, então eu tomei posse da minha vida.
  2. Este grão tende a tornar-se centeio; ele tem na sua natureza o poder de se tornar fermento; é por isso que ele não tem repouso antes de ter chegado a essa mesma natureza.
  3. Este grão de fermento tem na sua natureza o poder de se tornar em todas as coisas, é por isso que ele paga a parada e aceita a morte afim de ser transformado em todas as coisas.
  4. E este mineral é cobre, ele tem na sua natureza o poder de se tornar em prata, e a prata tem na sua natureza o poder de se tornar em ouro, é por isso que ele nunca tem repouso antes de chegar a essa mesma natureza.
  5. Sim, esta madeira tem na sua natureza o poder de se tornar numa pedra.
  6. Eu digo mais ainda: ela pode tornar-se em todas as coisas; ela entrega-se ao fogo, e deixa-se consumir, para ser transformada na natureza do fogo, e ela torna-se um com o Um, e ela tem eternamente um único ser.
  7. Sim, a madeira, e a pedra, e o osso, e todas as palhas da erva foram um na primeira origem.
  8. E se a natureza age assim, o que faz então essa outra natureza que é tão pura nela própria, que não procura nem isto nem aquilo, que se desprende de tudo o resto e corre apenas em direção à pureza primeira. 1

Notas
  1. Na perspetiva de Eckhart, todas as coisas tendem para um acréscimo de perfeição.

    Os alimentos que os seus pais comeram fizeram dele um ser humano.

    O grão tende a tonar-se em fermento, o cobre e a prata a tornarem-se em ouro, a madeira entrega-se ao fogo para ser transformada na natureza do fogo. A madeira, e a pedra, e todas as palhas da erva, foram em conjunto «um» no Princípio.

    «E se a natureza (material) age assim, o que faz então essa outra natureza que é tão pura nela própria, que não procura nem isto nem aquilo, que se desprende de tudo o resto (o ser humano desprendido) e corre apenas em direção à pureza primeira (a Divindade).»

    Eckhart já nos falou desta transformação em direção à maior perfeição no sermão 3, Agora eu sei verdadeiramente, num outro contexto, mas com a mesma intenção: «Visto que Deus transforma em si coisas de tão pouco valor, o que pensam vocês então que Ele faça à alma que Ele honrou com a imagem d'Ele próprio?» [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Tu deves honrar pai e mãe 7