Mestre Eckhart – O justo vive na eternidade 3


  1. Ora ele diz: «A sua recompensa está com o Senhor.» Eu falarei um pouco disto.
  2. Quando ele diz «com o», isso significa que a recompensa do justo está onde está o próprio Deus, porque a beatitude do justo e a beatitude de Deus são uma única beatitude, porque o justo é bem-aventurado lá onde Deus é bem-aventurado.
  3. São João diz: «O Verbo estava com Deus.»
  4. Ele diz «com», e é por isso que o justo está com Deus, porque Deus é a Justiça. 1
  5. Por essa razão, aquele que está na Justiça, está em Deus, e é Deus. 2

Notas
  1. Ora, apesar da gratuidade do ato que o justo realiza, porque Deus age nele, Eckhart fala de «recompensa», termo bastante raro nele.

    O ser humano obtêm-na pelo facto mesmo de não a ter procurado.

    A recompensa do justo está no próprio Deus «porque a beatitude do justo e a beatitude de Deus são uma única beatitude, porque o justo é bem-aventurado» pela própria felicidade de Deus. [  ]
  2. «Aquele que está na Justiça, está em Deus, e é Deus.»

    Já há muito que Mestre Eckhart nos habituou a tais fórmulas.

    Elas não nos escandalizam porque nós sabemos o que se deve entender com elas: elas referem-se à identidade de ato entre Deus e o seu humano, identidade num ato a que ele chama por vezes desprendimento, por vezes amor, por vezes penetração, por vezes nascimento.

    Neste mesmo sermão, ele mostra aliás até onde nos leva uma vida descrita com estes termos: «...nós não devemos ter repouso antes de nos tornarmos naquilo que nós fomos eternamente n'Ele», quer dizer de nos reunirmos com a ideia que Deus tem de cada um de nós na sua eternidade.

    Num dos desenvolvimentos do sermão, o pregador aborda outra vez ainda o tema do presente perpétuo de Deus, assim como do ser humano que vive já n'Ele. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » O justo vive na eternidade 3