Mestre Eckhart – O meu homem, teu servo, está morto 3


  1. A mulher diz: «Senhor, o meu homem, teu servo, está morto.»
  2. «Servo» designa qualquer um que recebe e guarda para o seu mestre.
  3. Se ele o guardasse para si próprio, seria um ladrão.
  4. O intelecto é mais verdadeiramente «servo» que a vontade ou o amor.
  5. A vontade e o amor projetam-se sobre Deus enquanto Ele é bom e, se Ele não fosse bom, eles não lhe prestariam atenção.
  6. O intelecto penetra no alto até dentro do ser, antes de pensar na bondade, ou no poder, ou na sabedoria, ou em tudo o que é atributo.
  7. Aquilo que é acrescentado a Deus, ele não se ocupa disso; ele agarra-O em si próprio, ele mergulha no ser e agarra Deus enquanto que Ele é puramente ser.
  8. E se Ele não fosse nem sábio, nem bom, nem justo, ele agarrá-lo-ia enquanto que Ele é puramente ser.
  9. Aqui, o intelecto é semelhante à mais alta senhoria dos anjos que abraçam os três coros: os Tronos acolhem Deus neles, e guardam Deus neles, e Deus repousa neles; os Querubins confessam Deus e ficam próximo d'Ele; os Serafins são o ardor.
  10. O intelecto assemelha-se a todos os três, e guarda Deus em si.
  11. Com os seus anjos, o intelecto agarra Deus no seu vestiário, na sua nudez, tal qual Ele é Um, sem distinções. 1

Notas
  1. Eckhart passa em seguida à exegese da palavra «servo», regressando uma vez mais a uma questão que ele leva a peito: «O intelecto é mais verdadeiramente servo que a vontade ou o amor.»

    Com efeito, uma e outro «projetam-se sobre Deus» enquanto que ele é bom, poderoso ou sábio. Ora é precisamente isso que, em Deus, é atributivo.

    Ele tinha-nos falado de «acidente» no sermão 35, oposto à «substância».

    Ele emprega aqui «atributivo» no mesmo sentido, mas em relação a Deus.

    Porque, aquilo a vontade e o amor procura em Deus é «atributo», enquanto que o intelecto «mergulha no ser e agarra Deus enquanto que Ele é puro».

    Eckhart compara o intelecto aos mais elevados entre os anjos - Tronos, Querubins e Serafins - segundo a hierarquia estabelecida por Dioniso, à qual se referiram os teólogos medievais. [  ]


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