Mestre Eckhart – O meu homem, teu servo, está morto 3
- A mulher diz: «Senhor, o meu homem, teu servo, está morto.»
- «Servo» designa qualquer um que recebe e guarda para o seu mestre.
- Se ele o guardasse para si próprio, seria um ladrão.
- O intelecto é mais verdadeiramente «servo» que a vontade ou o amor.
- A vontade e o amor projetam-se sobre Deus enquanto Ele é bom e, se Ele não fosse bom, eles não lhe prestariam atenção.
- O intelecto penetra no alto até dentro do ser, antes de pensar na bondade, ou no poder, ou na sabedoria, ou em tudo o que é atributo.
- Aquilo que é acrescentado a Deus, ele não se ocupa disso; ele agarra-O em si próprio, ele mergulha no ser e agarra Deus enquanto que Ele é puramente ser.
- E se Ele não fosse nem sábio, nem bom, nem justo, ele agarrá-lo-ia enquanto que Ele é puramente ser.
- Aqui, o intelecto é semelhante à mais alta senhoria dos anjos que abraçam os três coros: os Tronos acolhem Deus neles, e guardam Deus neles, e Deus repousa neles; os Querubins confessam Deus e ficam próximo d'Ele; os Serafins são o ardor.
- O intelecto assemelha-se a todos os três, e guarda Deus em si.
- Com os seus anjos, o intelecto agarra Deus no seu vestiário, na sua nudez, tal qual Ele é Um, sem distinções. 1
Notas
- Eckhart passa em seguida à exegese da palavra «servo», regressando uma vez mais a uma questão que ele leva a peito: «O intelecto é mais verdadeiramente servo que a vontade ou o amor.»
Com efeito, uma e outro «projetam-se sobre Deus» enquanto que ele é bom, poderoso ou sábio. Ora é precisamente isso que, em Deus, é atributivo.
Ele tinha-nos falado de «acidente» no sermão 35, oposto à «substância».
Ele emprega aqui «atributivo» no mesmo sentido, mas em relação a Deus.
Porque, aquilo a vontade e o amor procura em Deus é «atributo», enquanto que o intelecto «mergulha no ser e agarra Deus enquanto que Ele é puro».
Eckhart compara o intelecto aos mais elevados entre os anjos - Tronos, Querubins e Serafins - segundo a hierarquia estabelecida por Dioniso, à qual se referiram os teólogos medievais. [ ↑ ]
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