Quarto Sermão - Sobre o Conselho

Quem quiser fazer um sermão sobre o conselho, deve definir o conselho e usar essa definição como tema do sermão.

Primeiro, peçamos ao Espírito Santo que me dê a graça de dizer, e a vocês a graça de ouvir e colocar em prática estas palavras ditas em Sua honra e para a salvação das nossas almas. Com amor e reverência, honremos Nossa Senhora, Santa Maria, e rezemos uma "Ave Maria".

O conselho é um instrumento para santificar os atos do homem da compreender, de amor e de lembrar, de imaginar, de falar, de tocar, de saborear, de cheirar, de ouvir e de ver. Sem tal instrumento, o homem não pode usar as suas dez potências naturais de forma sagrada.

Portanto, o Espírito Santo dá conselhos santos, para que o homem possa ser santo em todas as suas obras, e para que com santidade possa servir e venerar a Deus acima de tudo, com todas as seus potências.

O Espírito Santo não aconselha ninguém a escolher entre fazer o bem ou o mal; antes, aconselha a escolher as boas ações e evitar as más, porque a santidade está infinitamente afastada do mal.

O Espírito Santo aconselha o homem a fazer uso santo e santificado das boas graças que Ele dá ao homem de uma forma santa. Quem abusa das coisas boas de maneira profana é culpado de abuso cruel; ele está num estado de pecado mortal e destinado ao fogo eterno do inferno.

O conselho consiste em proposições e questões mesmo quando não é dado pelo Espírito Santo, mas quando é dado pelo Espírito Santo, consiste em proposições e questões bem determinadas. Assim podemos saber se o conselho vem do Espírito Santo. Esta doutrina é muito útil de conhecer e digna de ser amada e lembrada.

O Espírito Santo aconselha o homem a ser justo, porque a justiça é santa. Aconselha o homem a ser prudente, porque a prudência é santa; e o mesmo acontece com as outras virtudes, que são hábitos sagrados para santificar a vida.

O Espírito Santo não aconselha o homem a estar cheio de avareza, gula ou outros pecados. Um homem pecador não pode continuar a honrar a Deus com a sua recordação, a sua compreensão e a sua vontade, pois ele continuamente desonra a Deus.

Como o Espírito Santo é bom, Ele dá um bons conselhos; como é grande, dá grandes conselhos; como é durável, dá conselhos duradouros; como é poderoso, dá conselhos poderosos; como é inteligente, dá conselhos para entender as coisas com sabedora; como é amor, dá conselhos amorosos; como é virtude, dá conselhos virtuosos; como é a verdade, dá conselhos verdadeiros; como é glória, dá conselhos gloriosos; como é perfeição, dá conselhos totais e completos. Com isto, pode-se dizer se o conselho vem do Espírito Santo.

Com o conselho dado pelo Espírito Santo, o homem começa o que deseja; e passa pelos estágios intermediários com santidade, e chega ao fim em santidade. Assim como a luz do sol ou o fogo iluminam lugares escuros, o conselho do Espírito Santo ilumina totalmente o começo, o meio e o fim.

O Espírito Santo dá o maior conselho que pode ser dado, para que o Seu conselho seja infinitamente distante do pecado.

Porque o Espírito Santo procede de Deus Pai e de Deus Filho, Ele procede da santidade e dá conselhos com santidade. Contudo, Ele não pode dar conselhos com santidade, a menos que o homem o receba de uma forma santa, na totalidade dos seus atos de recordar, de compreender e de amar.

O Espírito Santo aconselha aqueles que estão desesperados a esperar pelo perdão dos seus pecados. Contudo, Ele não dá nenhum conselho a menos que o pecador tenha esperança no Espírito Santo.

Com santidade, o Espírito Santo aconselha os pobres para torná-los ricos no Espírito.

Com santidade, o Espírito Santo aconselha aqueles que são caluniados para que possam ser honrados no Espírito.

Com santidade, o Espírito Santo aconselha aqueles que sofrem para que sejam alegres no Espírito.

Com santidade, o Espírito Santo aconselha aqueles que estão ansiosos para que descansem no Espírito.

O Espírito Santo aconselha a santa contrição, a confissão e a satisfação dos pecados.

O Espírito Santo aconselha os prelados a continuarem a honrar o Espírito com a mesma santidade com que o Espírito Santo continua a honrar os prelados, atribuindo-lhes posição e estatuto.

O Espírito Santo aconselha os líderes a continuarem a honrar o Espírito Santo, garantindo que o Espírito Santo seja honrado sob a sua liderança.

O Espírito Santo aconselha os religiosos a continuarem a honrar o Espírito Santo sem hipocrisia.

O Espírito Santo aconselha os juízes a continuarem a honrar o Espírito Santo por meio da justiça.

O Espírito Santo aconselha os soldados a continuarem a honrar o Espírito Santo com cavalheirismo.

O Espírito Santo aconselha os clérigos a continuarem a honrar o Espírito Santo nas suas funções clericais.

O Espírito Santo aconselha os papas, os cardeais e os reis a continuarem a honrar o Espírito Santo em Jerusalém, no reino do Egito, ao longo da costa da Barbária e em todas as terras dos Tártaros.

Falamos do conselho que o Espírito Santo dá. Agora oremos ao Espírito Santo de maneira santa, com a santidade que Ele nos dá, pois Ele é o nosso Pai. E em amor, em reverência e em honra a Ele, digamos o "Pai Nosso".

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Sete Dons do Espírito Santo » Quarto Sermão - Sobre o Conselho