Imitação de Cristo - 4.14. Do desejo ardente que algumas almas santas sentem por receberem o Corpo de Cristo

  1. Alma: «Oh! quão grande é, Senhor, a abundância da doçura que vós reservastes para os que vos temem!» (Salmos 31(30), 19)
  2. Quando penso com que desejo e com que amor algumas almas fiéis se aproximam, Senhor, do vosso Sacramento;
  3. Então, muitas vezes fico confuso comigo próprio, e enrubesço por me apresentar ao vosso altar e à sagrada mesa da Comunhão, com tanta frieza e secura.
  4. De levar para lá um coração tão árido e morno, e de não sentir aquela atração poderosa;
  5. E aquele ardor que sentem alguns dos vosso servos que, dispondo-se para vos receber, não conseguem conter as lágrimas, tão grande é o desejo que os pressiona, e tão profunda é a sua emoção!
  6. Eles têm sede de vós, ó meu Deus! que sois a fonte da água viva, e os seus corações e as suas bocas abrem-se igualmente para saciar a sua sede. Nada pode saciar ou temperar a sua fome, a não ser o vosso Corpo sagrado, que eles recebem com santa ânsia, e com transportes duma alegria inefável.
  7. Oh! como esta fé ardente é uma prova sensível da vossa presença no Sacramento!
  8. Pois reconhecem verdadeiramente o Senhor «no partir do pão» (Lucas 24, 35), aqueles cujos corações ardem quando Jesus está com eles.
  9. Quantas vezes uma afeição tão terna, um amor tão vivo está longe de mim!
  10. Sede-me propício, ó bom Jesus, cheio de doçura e de misericórdia! Tende piedade dum pobre mendigo e fazei-me experimentar, pelo menos algumas vezes, na Sagrada Comunhão, alguns movimentos desse amor que abrasa todo o coração, para que a minha fé se fortaleça, para que a minha esperança na vossa bondade aumente, e para que inflamado por este maná celeste, nunca a caridade se extingua em mim.
  11. Deus de bondade, vós sois todo-poderoso para me concederdes a graça que eu vos imploro, para me encherdes com o espírito do fervor e me visitardes na vossa clemência, quando o dia escolhido por vós tiver chegado.
  12. Porque, apesar de eu não arder com o mesmo ardor dessas almas piedosas, ainda assim, por vossa graça, eu aspiro a ser como elas, desejando e pedindo para ser contado entre aqueles que têm por vós um tão vivo amor, e de entrar na sua santa sociedade.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 4. Sacramento da Eucaristia » 4.14. Do desejo ardente que algumas almas santas sentem por receberem o Corpo de Cristo