Imitação de Cristo - 4.12. Que nos devemos preparar com muito cuidado para a santa Comunhão

  1. Cristo: Eu sou amigo da pureza, e é de mim que vem toda a santidade.
  2. Eu procuro um coração puro, e aí está o meu lugar de repouso.
  3. «Prepara-me uma grande sala bem adornada, e celebrarei a Páscoa na tua casa com os meus discípulos» (Marcos 14, 15; Lucas 22, 12).
  4. Se tu quiseres que eu vá até ti, e que habite em ti, «purifica-te do fermento velho» (1 Coríntios 5, 7), e limpa a casa do teu coração.
  5. Afasta dela os pensamentos da sociedade, e o tumulto dos vícios.
  6. Como «o pássaro solitário sobre o telhado» (Salmos 102(101), 7), lembra-te dos teus pecados, na amargura da tua alma.
  7. Porque um amigo prepara sempre para o seu amigo o melhor e o mais belo lugar; e é assim que lhe faz saber com que afeição o recebe.
  8. Sabe, porém, que tu não consegues, quaisquer que sejam os teus próprios esforços, preparar-te dignamente, mesmo que tu dedicasses um ano inteiro a isso sem cuidares de mais nada.
  9. Mas é somente pela minha graça e pela minha bondade que tu tens permissão para te aproximares da minha Mesa, como um mendigo convidado para a festa dos ricos, e que só tem, para reconhecer esse benefício, humildes ações de graças.
  10. Faz o que fores capaz, e fá-lo com muito cuidado. Recebe, não para seguires um costume ou para cumprires um dever rigoroso, mas com temor, com respeito, com amor, o Corpo do Senhor amado, do teu Deus, que se digna vir até ti.
  11. Sou eu que te chamo, que te mando vir; eu suplementarei o que te falta; vem e recebe-me.
  12. Quando eu te conceder o dom do fervor, agradece isso ao teu Deus; pois não é porque tu sejas digno dele, mas porque eu tive piedade de ti.
  13. Se, pelo contrário, tu te sentires árido, reza com fervor, geme e não pares de bater à porta, até obteres alguma migalha da minha mesa, ou uma gota das águas salutares da graça.
  14. Tu precisas de mim, mas eu não preciso de ti.
  15. Tu não vens a mim para me santificares, mas sou eu que vou até ti para te tornar melhor e mais santo.
  16. Tu vens para que eu te santifique, e para te unires a mim, para receberes uma graça nova, e para te inflamares com um novo ardor, para avançares na virtude.
  17. Não negligencies esta graça; mas prepara o teu coração com extremo cuidado, e recebe nele o teu bem amado.
  18. Mas não te deves apenas excitar com fervor antes da Comunhão, também tens que trabalhar para o manteres depois.
  19. A vigilância que deve segui-la, não é menos necessária do que a preparação que a precede.
  20. Porque essa vigilância é, ela própria, a melhor preparação para obteres uma graça maior.
  21. Nada, pelo contrário, te afasta mais das disposições que deves ter para comungares, do que te entregares muito ao exterior, depois de saíres da santa Mesa.
  22. Fala pouco, retira-te para um lugar secreto, e desfruta do teu Deus. Porque tu possuis Aquele que o mundo inteiro não te pode tirar.
  23. Eu sou Aquele a quem tu te deves entregar sem reservas; para que, liberto de toda a inquietação, tu não vivas mais em ti, mas em mim.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 4. Sacramento da Eucaristia » 4.12. Que nos devemos preparar com muito cuidado para a santa Comunhão