Imitação de Cristo - 4.9. Que nos devemos oferecer a Deus com tudo o que é nosso, e rezar por todos

  1. Alma: «Senhor, vosso é tudo o que há no céu e na terra» (1 Crónicas 29, 11).
  2. Eu também me quero dar a vós numa oferenda voluntária; eu quero ser vosso para sempre.
  3. Na simplicidade do meu coração, ofereço-me hoje a vós, meu Deus, para vos servir para sempre, para vos obedecer, para me imolar sem cessar para a vossa glória.
  4. Recebei-me com a santa oferenda do vosso precioso Corpo que eu hoje vos ofereço na presença dos anjos que assistem invisivelmente a este sacrifício, e fazei com que ele produza frutos de salvação para mim e para todo o vosso povo.
  5. Todas as faltas e todos os crimes que eu cometi diante de vós e diante dos vossos santos anjos, desde o dia em que pude começar a pecar até a este momento, eu os ofereço a vós, Senhor, sobre o vosso altar de propiciação.
  6. Para que vós os consumais com o fogo do vosso amor, para que apagueis todas as nódoas com que eles sujaram a minha consciência, e que depois de a purificardes me devolvais a vossa graça, que os meus pecados me fizeram perder, perdoando-me todos completamente, e me recebais, na vossa misericórdia, no beijo da paz.
  7. O que posso eu fazer para expiar os meus pecados, senão confessá-los humildemente, com amarga dor, e implorar incessantemente a vossa clemência?
  8. Eu vos imploro, ouvi-me, sejais-me favorável quando me apresento diante de vós, meu Deus.
  9. Tenho um profundo horror de todos os meus pecados, e estou decidido a não os cometer mais.
  10. Eles afligem-me profundamente, e por toda a minha vida não deixarei de me afligir com eles. Estou pronto para fazer penitência e para satisfazer por eles, na medida das minhas forças.
  11. Perdoai-mos, ó Senhor, perdoai-mos pela glória do vosso santo nome. Salvai a minha alma, que vós comprastes com o preço do vosso sangue.
  12. Eis que me entrego à vossa misericórdia, coloco-me nas vossas mãos,
  13. Tratai-me segundo a vossa bondade, e não segundo a minha malícia e a minha iniquidade.
  14. Eu também vos ofereço tudo o que há de bom em mim, por mais fraco, por mais imperfeito que seja, para que purificando-o, santificando-o, aperfeiçoando-o sem cessar, vós o torneis mais digno de vós, mais agradável aos vossos olhos, e que vós me conduzais a um final feliz, a mim, o mais inútil, o mais lânguido e o último dos seres humanos.
  15. Eu ainda vos ofereço todos aqueles desejos piedosos das almas fiéis, as necessidades dos meus pais, dos meus amigos, dos meus irmãos, das minhas irmãs, de todos aqueles que me são queridos, daqueles que me fizeram, ou a outros, algum bem pelo vosso amor; daqueles que pediram ou desejaram que eu oferecesse orações e o santo Sacrifício por eles e pelos seus, quer ainda vivam na carne, quer que o tempo tenha acabado para eles. Que todos possam sentir o socorro da vossa graça, o poder das vossas consolações; protegei-os dos perigos, livrai-os das suas dores, e que libertos de todos os males, vos prestem, cheios de alegria, brilhantes ações de graças.
  16. Por fim, ofereço-vos súplicas, e a hóstia da paz, principalmente por aqueles que de alguma forma me ofenderam, que me entristeceram, que me culparam, que me fizeram algum mal ou alguma dor; e também por todos aqueles a quem eu próprio afligi, incomodei, feri, escandalizei, sabendo-o ou sem o saber, para que vós nos perdoeis por todos os nossos pecados, e pelas nossas ofensas mútuas.
  17. Afastai dos nossos corações, ó meu Deus! a suspeita, a amargura, a cólera, tudo o que divide, tudo o que pode alterar a caridade e diminuir o amor fraterno.
  18. Tende piedade, Senhor, tende piedade destes pobres que imploram a vossa graça, a vossa misericórdia; e fazei com que nós sejamos dignos de desfrutar dos vossos dons aqui embaixo, e de chegarmos à vida eterna. Que assim seja.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 4. Sacramento da Eucaristia » 4.9. Que nos devemos oferecer a Deus com tudo o que é nosso, e rezar por todos