Imitação de Cristo - 4.8. Do oferecimento de Cristo na Cruz e da renúncia de si próprio

  1. Cristo: Assim como eu me ofereci voluntariamente pelos teus pecados ao meu Pai, de braços estendidos na cruz e de corpo nu, nada reservando e imolando-me inteiramente para apaziguar Deus, assim também tu deves, todos os dias, no sacrifício da Missa, oferecer-te a mim como uma hóstia pura e santa, do mais profundo do teu coração, e com todas as potências da tua alma.
  2. Que te peço, senão que te abandones a mim sem reservas?
  3. Tudo o que tu me dás, fora de ti, não é nada para mim, porque é a ti que eu quero, e não os teus dons.
  4. Assim como tudo o resto não seria suficiente para ti sem mim, assim nenhum dos teus dons me pode agradar a menos que tu te dês a ti próprio.
  5. Oferece-te a mim, entrega-te inteiramente a Deus, e a tua oferta será agradável para mim.
  6. Eu ofereci-me inteiramente por ti ao meu Pai, dei-te todo o meu Corpo e todo o meu Sangue por alimento, para que seja inteiramente teu, e para que tu sejas para sempre todo meu.
  7. Mas se tu estás apegado a ti próprio, e não te abandonas sem reservas à minha vontade, a tua oblação não será completa, e nós não nos uniremos perfeitamente.
  8. A oferta voluntária de ti mesmo nas mãos de Deus deve, portanto, preceder todas as tuas obras, se tu queres adquirir a graça da liberdade.
  9. Se há tão poucos que são iluminados pela minha luz e que gozam da liberdade interior, é porque não sabem renunciar completamente a si próprios.
  10. Eu disse, e a minha palavra é imutável: «Quem não renuncia a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo» (Lucas 14, 33). Se, portanto, tu desejares ser meu discípulo, oferece-te a mim com todas as tuas afeições.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 4. Sacramento da Eucaristia » 4.8. Do oferecimento de Cristo na Cruz e da renúncia de si próprio