Imitação de Cristo - 3.52. Que não nos devemos considerar dignos das consolações de Deus, mas sim do castigo

  1. Alma: Senhor, não mereço que me consoleis e que me visiteis; assim vós podeis usar de mim com justiça, quando vós me deixais pobre e desolado.
  2. Mesmo que eu derramasse lágrimas tão abundantes quanto as águas do mar, ainda assim não seria digno das vossas consolações.
  3. Nada me é devido, senão a vara e o castigo, pois muitas vezes e gravemente vos ofendi, e os meus pecados são incontáveis.
  4. Assim, depois dum exame rigoroso, reconheço-me indigno do menor consolo.
  5. Mas vós, ó Deus terno e misericordioso! que não desejais que as vossas obras pereçam, «para dar a conhecer as riquezas da vossa glória em vasos de misericórdia» (Romanos 9, 23), vós vos dignais consolar o vosso servo para além daquilo que ele merece, e duma maneira totalmente divina.
  6. Porque as vossas consolações não são como as vãs palavras dos humanos!
  7. O que fiz eu, Senhor, para que vós me deis alguma parte das consolações do céu?
  8. Não me recordo de ter feito algum bem; sempre, pelo contrário, estive inclinado para o vício, e lento para me corrigir.
  9. É verdade, e não posso negar.
  10. Se eu dissesse o contrário, vós vos levantaríeis contra mim e ninguém me defenderia.
  11. O que eu merecia pelos meus pecados, senão o inferno e o fogo eterno?
  12. Confesso-o com sinceridade: só sou digno de reprovação e de desprezo.
  13. Não mereço ser contado entre aqueles que são vossos.
  14. E, embora me seja doloroso dizê-lo, ainda assim eu testemunharia a verdade contra mim próprio, eu pediria desculpa pelos meus pecados, a fim de obter mais facilmente a vossa misericórdia.
  15. O que diria, coberto como estou, de crime e de confusão?
  16. Só tenho estas palavras para dizer: Eu pequei, Senhor; eu pequei; tende piedade de mim, perdoai-me.
  17. «Dai-me tempo para que chore a minha dor, antes de partir para a região tenebrosa e coberta pelas sombras da morte» ( 10, 20-22).
  18. O que pedis vós dum culpado, dum miserável pecador, senão que, quebrado de arrependimentos, se humilhe pelos seus pecados?
  19. A verdadeira contrição e humilhação do coração produzem a esperança do perdão, acalmam a consciência perturbada, reparam a graça perdida, protegem o ser humano contra a cólera futura; e é então que Deus e a alma penitente se reaproximam e se reconciliam num santo beijo.
  20. Esta humilde dor dos pecados é para vós, Senhor, um sacrifício agradável, e dum odor mais suave do que o do incenso.
  21. É o delicioso perfume que deixais derramar sobre os vossos pés sagrados: «pois vós nunca desprezais um coração contrito e humilhado» (Salmos 51(50), 17).
  22. Na contrição está o refúgio contra a fúria do inimigo.
  23. Nela, o pecador reforma-se e purifica-se de todas as nódoas que contraiu no exterior.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.52. Que não nos devemos considerar dignos das consolações de Deus, mas sim do castigo