Imitação de Cristo - 3.51. Que nos devemos ocupar com trabalhos exteriores, quando a alma está cansada dos exercícios espirituais

  1. Cristo: Meu filho, tu não consegues sentir um ardor sempre igual pela virtude, nem manteres-te incessantemente num alto grau de contemplação; mas é necessário, por causa do vício da tua origem, que às vezes tu desças às coisas mais baixas e que carregues, apesar de ti próprio e com tédio, o peso desta vida corruptível.
  2. Enquanto tu arrastares este corpo mortal, tu sentirás um grande desgosto e angústia no coração.
  3. É preciso, portanto, que enquanto viveres na carne, gemas muitas vezes com o peso da carne, e com o seres incapaz de te dedicares continuamente aos exercícios espirituais e à contemplação divina.
  4. Busca, então, um refúgio nas humildes ocupações exteriores, e nas boas obras uma distração que te revigore; aguarda com uma firme confiança o meu retorno e a graça vinda do alto; sofre pacientemente o teu exílio e a secura do coração, até que eu te visite de novo e que te liberte de todas as tuas dores.
  5. Porque eu voltarei, e te farei esquecer os teus trabalhos e desfrutar do descanso interior.
  6. Eu abrirei diante de ti o campo das Escrituras para que o teu coração, dilatado de amor, te estimule a «correr no caminho dos meus mandamentos» (Salmos 119(118), 32).
  7. E tu dirás: «Não têm proporção as penas desta vida com a futura glória que em nós se manifestará» (Romanos 8, 18).
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.51. Que nos devemos ocupar com trabalhos exteriores, quando a alma está cansada dos exercícios espirituais