Mestre Eckhart – O tempo de Isabel ficou completo 3

  1. Eu disse um dia: A unidade une toda a multiplicidade, mas a multiplicidade não une a unidade.
  2. Quando somos elevados acima de todas as coisas, e quando tudo o que está dentro de nós é elevado, nada pesa sobre nós.
  3. O que está por baixo de mim, não pesa sobre mim.
  4. Se eu tendesse apenas para Deus, de modo que só houvesse Deus acima de mim, nada me pareceria penoso e eu não me afligiria tão facilmente.
  5. Santo Agostinho diz: Senhor, quando me inclino para ti, toda a tristeza se afasta de mim, todo o sofrimento e toda a dor.
  6. Quando ultrapassamos o tempo e as coisas temporais, somos livres, sempre alegres; é, então, a plenitude do tempo; então, o Filho de Deus nasce em nós.
  7. Eu disse um dia: Quando o tempo ficou completo, Deus enviou o seu Filho.
  8. Se qualquer outra coisa para além do Filho nasce em ti, tu não tens o Espírito Santo e a graça não opera em ti.
  9. A origem do Espírito Santo é o Filho.
  10. Se o Filho não existisse, o Espírito Santo também não existiria.
  11. O Espírito Santo só pode emanar e florescer através do Filho.
  12. Onde o Pai gera o seu Filho, ele dá-lhe tudo o que tem no seu ser e na sua natureza.
  13. Neste dom, brota o Espírito Santo.
  14. O desejo de Deus é, também, dar-se totalmente a nós.
  15. Passa-se o mesmo quando o fogo quer atrair a madeira para si e introduzir-se nela.
  16. Ele primeiro descobre que a madeira é diferente dele.
  17. É por isso que o tempo é necessário.
  18. Primeiro, faz a madeira ficar quente e ardente, depois esta fumega e range, porque ela é diferente do fogo.
  19. Ora, quanto mais quente a madeira se torna, mais calma e silenciosa ela se torna; quanto mais ela se assemelha com o fogo, mais ela se acalma, até se tornar completamente em fogo.
  20. Para que o fogo consiga absorver a madeira em si mesmo, é preciso que toda a desigualdade seja excluída.1

Notas

  1. Eckhart usa a comparação do fogo e da madeira. No começo, a madeira fumega e range porque é diferente do fogo, mas à medida que o fogo transforma a madeira na sua própria natureza, ela acalma-se e finalmente torna-se ela própria em fogo, são excluídas todas as diferenças. Quando todas as outras coisas tiverem saído, então o nascimento acontece. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » O tempo de Isabel ficou completo 3