Imitação de Cristo - 3.35. Que estamos sempre, durante esta vida, expostos à tentação

  1. Cristo: Meu filho, tu nunca terás segurança nesta vida, mas enquanto viveres, sempre precisarás das armas espirituais.
  2. Tu estás cercado de inimigos: eles atacam-te à direita e à esquerda.
  3. Se, portanto, não te cobrires por todos os lados com o escudo da paciência, não ficarás muito tempo sem feridas.
  4. Se, para além disso, o teu coração não se fixar irrevogavelmente em mim, com a firme vontade de tudo sofrer por meu amor, nunca conseguirás suportar a violência deste combate, e não obterás a palma dos bem-aventurados.
  5. Tens, portanto, que passar por todos os obstáculos, e levantar um braço todo-poderoso contra tudo o que se opõe a ti.
  6. Porque «o maná é dado aos vitoriosos» (Apocalipse 2, 17), e uma grande miséria é o destino do covarde.
  7. Se procuras repouso nesta vida, como alcançarás o repouso eterno?
  8. Não te prepares para muito repouso, mas para muita paciência.
  9. Busca a verdadeira paz, não na terra, mas no céu; não nos seres humanos nem em nenhuma criatura, mas somente em Deus.
  10. Tens que suportar tudo com alegria pelo amor de Deus: os trabalhos, as dores, as tentações, as perseguições, as angústias, as necessidades, as enfermidades, as injúrias, as maledicências, as repreensões, as humilhações, as afrontas, as correções, os desprezos.
  11. É isso que exercita a virtude, que prova o novo soldado de Jesus Cristo, que forma a coroa celeste.
  12. Por um curto trabalho, eu darei uma recompensa eterna, e uma glória infinita por uma humilhação passageira.
  13. Pensas que terás sempre, de acordo com o teu desejo, as consolações espirituais?
  14. Os meus santos não desfrutaram delas constantemente, mas tiveram muitas tristezas, tentações diversas, grandes desolações.
  15. E, confiando mais em Deus do que neles próprios, eles aguentaram-se pela paciência no meio de todas essas provas, sabendo que «as tribulações da vida presente não têm proporção com a glória futura» (Romanos 8, 18) que é o preço delas.
  16. Queres ter tu, desde o primeiro momento, o que tantos outros mal conseguiram depois de muitas lágrimas e imensos trabalhos?
  17. «Espera no Senhor e luta com coragem» (Salmos 27(26), 14), sê firme, não temas, não recues, mas expõe generosamente a tua vida para a glória de Deus.
  18. «Eu te recompensarei plenamente, e estarei contigo em todas as tuas tribulações» (Salmos 91(90), 15).
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.35. Que estamos sempre, durante esta vida, expostos à tentação