Imitação de Cristo - 3.34. Que só devemos saborear Deus, e que o saboreamos em todas as coisas, quando o amamos verdadeiramente

  1. Alma: Eis meu Deus e meu tudo!
  2. O que mais eu quereria? e que maior felicidade posso eu desejar?
  3. Ó palavra encantadora! mas só para aquele que ama Jesus, e não o mundo, nem nada que é do mundo.
  4. Meu Deus e meu tudo, para quem a entende é bastante, e repeti-la sem cessar é agradável para quem ama.
  5. Na vossa presença, tudo é delicioso; na vossa ausência, tudo se torna amargo.
  6. Vós dais ao coração o descanso, a paz profunda e uma alegria indescritível.
  7. Vós fazeis com que, felizes com tudo, nós vos bendigamos em tudo.
  8. Pelo contrário, nada sem vós nos consegue agradar por muito tempo, e nada tem encanto ou doçura sem a impressão da vossa graça e a unção da vossa sabedoria.
  9. O que não saboreará quem vos saboreia?
  10. E o que achará de agradável quem não vos saboreia?
  11. Os sábios do mundo, que só têm gosto pelos prazeres da carne, desvanecem-se na sua sabedoria, porque só lá há um vazio imenso, só a morte.
  12. Mas aqueles que, para vos seguir, desprezam o mundo e mortificam a carne, mostram-se verdadeiramente sábios, porque trocam a mentira pela verdade, e a carne pelo espírito.
  13. Estes sabem saborear Deus; e tudo o que eles encontram de bom nas criaturas, reportam-no ao louvor do Criador.
  14. Nada, portanto, é mais diferente do que o gosto do Criador e o gosto da criatura, do que o tempo e a eternidade, do que a luz incriada e aquilo que é apenas um fraco reflexo dela.
  15. Ó luz eterna! infinitamente elevada acima de toda a luz criada, que um dos vossos raios, como um relâmpago, venha do alto e penetre nas profundezas mais íntimas do meu coração.
  16. Purificai, dilatai, iluminai, vivificai a minha alma e todas as suas potências, para que ela se una a vós em transportes de alegria.
  17. Oh! quando virá essa hora feliz, essa hora desejável em que vós me saciareis com a vossa presença, em que vós sereis tudo para mim em todas as coisas?
  18. Até então, não terei alegria perfeita.
  19. Mas ai! o velho ser humano ainda vive em mim: ele ainda não está completamente crucificado, ele ainda não está completamente morto.
  20. A sua avidez ainda combate fortemente contra o espírito; ele excita em mim guerras intestinas e não permite que a alma reine em paz.
  21. Mas vós, «que dominais as forças do mar e acalmais a impetuosidade das suas ondas» (Salmos 89(88), 9), «levantai-vos, socorrei-me» (Salmos 44(43), 26).
  22. «Dissipai as nações que desejam a guerra» (Salmos 68(67), 30), e esmagai-as com o vosso poder.
  23. Peço-vos que «manifesteis as vossas maravilhas e mostreis a força do vosso braço» (Judite 9, 11; Eclesiástico 36, 7), pois eu não tenho outra esperança, ou outro refúgio, para além de vós, ó meu Deus!
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.34. Que só devemos saborear Deus, e que o saboreamos em todas as coisas, quando o amamos verdadeiramente