Mestre Eckhart – Eles estão mortos 1

Sermão 8 - Eles estão mortos

  1. Lemos sobre os mártires: «Eles estão mortos sob a espada.»1
  2. Nosso Senhor diz aos seus discípulos: «Felizes são vocês por sofrerem qualquer coisa pelo meu nome.»
  3. É dito: «Eles estão mortos.»
  4. Eles estão mortos significa, primeiramente, que aquilo que sofremos no mundo e neste corpo tem um fim.
  5. Santo Agostinho diz: Toda aflição, toda obra penosa tem fim, mas a recompensa que Deus dá em troca é eterna.
  6. A segunda coisa a considerar, é que toda esta vida é mortal, que nós não devemos temer toda a aflição e todo o sofrimento que nos acontecem, porque eles terão fim.
  7. Em terceiro lugar, nós devemos nos comportar como se estivéssemos mortos, por forma que nem prazer nem desentendimento nos toquem.
  8. Um mestre diz: Nada pode tocar o céu, quer dizer: é um ser celeste, o ser humano para quem todas as coisas não têm suficiente importância para que o possam tocar.
  9. Um mestre diz: Visto que todas as criaturas são tão indigentes, porque é que elas afastam o ser humano, tão facilmente, de Deus?
  10. A alma, no que ela tem de mais indigente, tem no entanto mais valor que o céu e todas as criaturas.
  11. Ele responde: Isso resulta do ser humano prestar pouca atenção a Deus.
  12. Se o ser humano prestasse atenção a Deus como devia, seria quase impossível que ele desfalecesse alguma vez.
  13. Que o ser humano se deve comportar neste mundo como se estivesse morto, esse é um bom ensinamento.
  14. São Gregório diz que ninguém pode possuir muito de Deus se não está fundamentalmente morto para este mundo.2

Notas

  1. O ponto de partida do sermão é o versículo de Aos Hebreus 11, 37: «In occisione gladii mortui sunt.» [  ]
  2. Nas notas da sua tradução em alemão moderno (1955), Josef Quint fez um comentário a este difícil sermão. Este comentário foi repetido em termos quase idênticos na grande edição. Apesar de certos manuscritos não conterem a parte final, ele considera-a autêntica. Eis a tradução do seu texto na grande edição:
    «A parte final, a partir de “É preciso estar fundamentalmente morto”, não pode ser, a meu ver, uma adição ulterior porque é apenas ela que desenvolve organicamente, a partir daquilo que precede, a técnica de «estar fundamentalmente morto», a ética da transformação da vida comum em uma vida no ser. À parte das breves exposições liminares sobre o sofrimento e o condenável agarrar à criatura, o pregador expõe, nas partes precedentes do sermão, uma ampla especulação sobre o ser. O objetivo é demonstrar a preeminência do ser metafísico sobre a vida terrestre, e da unidade da vida e do ser dentro do ser divino. Apenas então, a parte final, tomando por base a precedente especulação sobre o ser, ensina como trazer de volta, praticamente, ao seu lugar, a alma que se perdeu na vida dos sentidos, em contacto com o mundo das criaturas, dispersa dentro das contradições, em direção a uma vida dentro do ser que reúne na unidade todas as contradições, e isto, graças à luz do intelecto onde nada morre, assim como também nada morre dentro do ser divino para lá do tempo. É apenas por esta ética, desenvolvida a partir da metafísica, que o sermão forma um conjunto completo.» [  ]
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