Mestre Eckhart – Os justos viverão eternamente 10

  1. O Pai engendra o seu Filho na eternidade semelhante a ele próprio.
  2. «O Verbo estava próximo de Deus e Deus era o Verbo»: era idêntico a ele, com a mesma natureza.
  3. Eu digo mais ainda: ele engendrou-o dentro da minha alma.
  4. Não só ela está perto dele e igualmente ele está perto dela, sendo-lhe semelhante, mas ele está nela e o Pai engendra o seu Filho dentro da alma da mesma maneira que ele o engendra dentro da eternidade e não de outra forma.
  5. Ele tem que o fazer, quer lhe seja agradável ou desagradável.
  6. O Pai engendra o seu Filho sem cessar e eu digo mais ainda: ele engendra-me em tanto que seu Filho e o mesmo Filho.
  7. Eu digo mais: ele engendra-me não apenas em tanto que seu Filho, ele engendra-me em tanto que ele e ele em tanto que eu, e eu em tanto que o seu ser e a sua natureza.
  8. Dentro da fonte mais interior, eu broto dentro do Espírito Santo; está lá uma vida, um ser, uma operação.
  9. Tudo o que Deus opera é um; é por isso que ele me engendra em tanto que o seu Filho, sem nenhuma diferença.
  10. O meu pai segundo a carne não é, falando propriamente, meu pai, a não ser apenas por uma pequena parcela da sua natureza e eu estou separado dele; ele pode estar morto e eu vivo.
  11. É por isso que o Pai celeste é verdadeiramente meu pai, porque eu sou seu filho e eu tenho dele tudo o que eu tenho e eu sou o mesmo Filho e não um outro.
  12. O Pai opera uma única obra, é por isso que ele me opera como seu Filho único, sem nenhuma diferença.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Os justos viverão eternamente 10