Mestre Eckhart – Os justos viverão eternamente 3

  1. Devemos dar alegria aos anjos e aos santos.
  2. Ó maravilha para além de todas as maravilhas!
  3. Um ser humano pode, nesta vida, dar alegria àqueles que estão na vida eterna?
  4. Sim, na verdade!
  5. Cada santo tem um tão grande prazer e uma alegria tão inexplicável por todas as obras boas; por um bom querer ou um bom desejo, eles têm uma tão grande alegria que nenhuma boca é capaz de exprimir, nem um coração de imaginar, que grande alegria eles sentem com isso.
  6. Porque é assim?
  7. Porque eles amam Deus para além de toda a medida, eles têm tanto amor por ele que a honra dele lhes é mais querida que a beatitude deles próprios.
  8. Não apenas os santos e os anjos, bem mais: Deus ele próprio sente uma tão grande alegria como se estivesse nisso a sua beatitude, e o seu ser aí estivesse ligado, e a sua aprovação, e a sua satisfação.
  9. Pois bem! notem! Se nós não quiséssemos servir Deus por nenhuma outra razão que não fosse a grande alegria que sentem aqueles que estão na vida eterna, e Deus ele próprio, então nós poderíamos fazer isso voluntariamente e com todo o nosso zelo.1

Notas

  1. Mestre Eckhart exulta maravilhado porque nós podemos dar alegria aos anjos e aos santos, e ao próprio Deus, como se fosse essa a sua beatitude. «Se nós não quiséssemos servir Deus por nenhuma outra razão que não fosse a grande alegria que sentem aqueles que estão na vida eterna, e Deus ele próprio, então nós poderíamos fazer isso voluntariamente e com todo o nosso zelo.» [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Os justos viverão eternamente 3