Mestre Eckhart – Jesus entrou num castelo 7

  1. Eu já disse frequentemente também que existe dentro da alma uma potência que não toca nem no tempo nem na carne: ela flui do espírito e permanece no espírito, ela é absolutamente espiritual.
  2. Dentro dessa potência, Deus verdeja e floresce absolutamente em toda a alegria e toda a honra que ele é em si próprio.
  3. É uma tal alegria do coração, uma alegria tão inefavelmente grande que ninguém é capaz de a exprimir plenamente.
  4. Porque o Pai eterno engendra, sem cessar, o seu Filho eterno dentro dessa potência, de tal forma que essa potência coopera no nascimento do Filho a partir do Pai e dela própria, como sendo o mesmo Filho dentro dessa mesma potência do Pai.
  5. Se um ser humano possuísse todo um reino, ou todos os bens da terra, e os abandonasse absolutamente por Deus, diante dum dos seres humanos mais pobres que vivem sobre a terra, se Deus lhe desse em seguida tanto sofrimento como ele alguma vez deu a um ser humano, se ele sofresse isto tudo até à sua morte e que Deus o deixasse lançar uma única vez um olhar sobre o que ele é dentro dessa potência – a sua alegria seria tão grande que todo esse sofrimento e essa pobreza teriam sido ainda muito pouco.
  6. Sim, mesmo se Deus nunca lhe desse em seguida o céu, ele teria no entanto recebido uma recompensa tão grande por tudo aquilo que ele tinha sofrido; porque Deus está dentro dessa potência como no instante eterno.
  7. Se o espírito estivesse todo o tempo unido a Deus dentro dessa potência, o ser humano não poderia envelhecer, porque o instante em que Deus criou o primeiro ser humano, o instante em que o último ser humano acabará e o instante em que eu falo são iguais em Deus e não são nada mais que um único instante.
  8. Ora vejam, esse ser humano permanece com Deus numa mesma luz, é por isso que não há nele nem sofrimento, nem sucessão, mas uma mesma eternidade.
  9. Na verdade, todo o espanto lhe é retirado e todas as coisas estão nele na sua essência.
  10. É por isso que ele não recebe nada de novo das coisas futuras, nem de nenhum acaso, porque ele permanece num instante todo o tempo e sem cessar novo.
  11. Uma tal grandeza divina reside nessa potência.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Jesus entrou num castelo 7