Livro da Vida Perfeita – Não se apropriar da única vontade


  1. Aquilo que é livre não pertence a ninguém. Aquele que se apropria disso (daquilo que é livre) age injustamente.
  2. Entre tudo o que é livre, não há nada tão livre quanto a vontade. Quem se apropria dela, aquele que não a deixa à sua nobre liberdade, na sua livre nobreza, na sua livre condição, esse age injustamente. É o que fazem o diabo, Adão e todos os seus sucessores.
  3. Mas aquele que deixa a vontade na sua nobre liberdade, esse age justamente. É o que fazem Cristo e todos os seus sucessores.
  4. Aquele que rouba à vontade a sua nobre liberdade e se apropria dela, esse só terá por salário as preocupações e as aflições, os descontentamentos e as perturbações, as inquietações de todos os tipos de infelicidades. E isto durará todo o tempo em que ele agir assim – neste mundo e na eternidade.
  5. Aquele que deixa a vontade na sua livre condição, esse tem o contentamento, a paz, o repouso e a felicidade, neste mundo e na eternidade.
  6. Aquele que não se apropria da vontade, mas a deixa na sua nobre liberdade, ele é verdadeiramente aquele ser humano e aquela criatura livre e desprendida de quem Cristo diz: «A verdade vos tornará livres» (Jo 8, 32) e logo depois: «Aquele, a quem o Filho tornou livre, é verdadeiramente livre» (Jo 8, 36).

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » A vontade eterna » Não se apropriar da única vontade