Livro da Vida Perfeita – A dentada


  1. O diabo e Adão – quer dizer, a falsa natureza – vêem apropriar-se desta falsa vontade e tornam-na sua. Eles utilizam-na para eles próprios e para o que é deles.
  2. Isto é o mal, a injustiça. Esta é a dentada de Adão na maçã.
  3. Isto é o que é interdito, o que é contra Deus.
  4. Enquanto a vontade própria permanecer em qualquer um, nunca haverá verdadeiro repouso. Isto tanto pode ser observado no ser humano como no diabo.
  5. Lá onde reside esta vontade própria – que é a apropriação pela qual nós atribuímos a nós próprios a vontade e a fazemos nossa –, nunca haverá verdadeira Felicidade, nem no mundo nem na eternidade.
  6. Se não abandonamos esta vontade própria neste mundo, se a levamos para lá do tempo, é de prever que nunca a possamos abandonar. Na verdade, não conhecemos nunca a paz nem o contentamento, nem o repouso, nem a felicidade. É o que se observa no diabo.
  7. Se não existisse a inteligência e a vontade nas criaturas, Deus permaneceria desconhecido.
  8. Ele não receberia o amor, o louvor, nem as honras. As criaturas não teriam nenhum valor, nem nenhuma utilidade, para Deus.
  9. Respondemos assim inteiramente à questão (sobre a origem da vontade própria).
  10. Se alguém puder tornar-se melhor com estas numerosas e longas explicações – que no entanto são breves e úteis em Deus –, Deus ficará contente.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » A vontade eterna » A dentada