Mestre Eckhart – Feliz o ventre que te trouxe 3


  1. Toda a santa cristandade presta a Nossa Senhora grande honra e dignidade porque ela é corporalmente a mãe de Cristo, está certo.
  2. A santa cristandade pede-lhe a graça, e ela pode obtê-la, e está certo.
  3. E se a santa cristandade lhe presta uma tão grande honra, o que está bem certo, a santa cristandade pode oferecer ainda muito mais louvor e honra àquele que escutou a palavra de Deus, e a guardou, porque ele é ainda mais feliz do que Nossa Senhora por ter sido corporalmente a mãe de Cristo, tal como Cristo o disse ele próprio.
  4. Aquele que escuta a palavra de Deus, e a guarda, recebe uma tal honra, e infinitamente mais.
  5. Eu fiz este prólogo para que vocês se recolhessem durante este tempo.
  6. Perdoem-me por vos ter assim retido.
  7. Eu quero agora pregar.
  8. Nós pegamos em três pontos do evangelho sobre os quais eu quero pregar.
  9. O primeiro é: «Aquele que escuta a palavra de Deus, e a guarda, esse é feliz.»
  10. A segunda é: «Se o grão de milho não cai na terra e não perece, fica sozinho, mas se ele cai na terra e aí perece, ele produz fruto em cêntuplo.»
  11. A terceira é o que diz Cristo: «Ninguém, entre os filhos nascidos da mulher, é maior do que João Batista.»
  12. Eu deixo de lado os dois últimos pontos e falo do primeiro. 1

Notas
  1. Depois da homenagem a Nossa Senhora começa o sermão propriamente dito: «Eu quero agora pregar.»

    Eckhart desenvolverá, e na ordem indicada, os três textos que ele cita. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Feliz o ventre que te trouxe 3