Mestre Eckhart – Nesse tempo, o anjo Gabriel foi enviado 4


  1. Eis um outro sentido da «plenitude do tempo»: aquele que tivesse o saber fazer e o poder de concentrar em um «agora» presente o tempo e tudo o que sempre se passou no tempo de seis mil anos e deve passar-se ainda até ao fim, seria «a plenitude do tempo».
  2. É o «agora» da eternidade onde a alma conhece todas as coisas em Deus, novas, e frescas, e presentes na mesma alegria que eu tenho agora presente.
  3. Eu li recentemente num livro - quem o poderia penetrar a fundo! - que Deus faz agora o mundo todo como no primeiro dia em que Ele criou o mundo.
  4. Nisso, Deus é rico e tal é o reino de Deus.
  5. Da alma, na qual Deus deve nascer, o tempo deve escapar, e ela deve escapar ao tempo, e ela deve levantar voo, e deve permanecer na contemplação dessa riqueza de Deus: lá está a amplitude sem amplitude, e a largura sem largura; a alma conhece lá todas as coisas, e ela conhece-as perfeitamente. 1

Notas
  1. «A plenitude do tempo» é o «agora» da eternidade onde Deus cria todas as coisas hoje, como ontem, e onde a alma vê todas as coisas em Deus.

    Numa pequena incisão, Eckhart fala, sem o nomear, de um livro tão profundo que ninguém o pode sondar; Josef Quint cita um texto das Confissões de Santo Agostinho que trata da criação fora do tempo.

    É possível que seja esse livro, porque nós conhecemos a atração que o pensamento de Santo Agostinho exerceu sobre Mestre Eckhart. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Nesse tempo, o anjo Gabriel foi enviado 4