Mestre Eckhart – Prega a palavra 3


  1. Eu já disse várias vezes que Deus cria agora este universo todo, absolutamente.
  2. Tudo o que Deus criou há seis mil anos e mais, quando Deus fez o mundo, Deus cria-o totalmente agora, mas enquanto Deus é divino, e enquanto Deus é inteligível.
  3. Deus não está em nenhuma parte tão verdadeiramente como na alma e no anjo, se tu queres, no mais interior da alma e no mais elevado da alma.
  4. E quando eu digo «o mais interior», eu quero dizer o mais elevado, e quando eu digo «o mais elevado», eu quero dizer o mais interior da alma.
  5. No mais interior e no mais elevado da alma, eu quero dizer os dois num só.
  6. Lá onde o tempo nunca penetra, onde nenhuma imagem alguma vez irradia: no mais interior e no mais elevado da alma, Deus cria este universo inteiro.
  7. Tudo o que Deus criou há seis mil anos quando ele fez o mundo, e tudo o que Deus ainda deve criar em mil anos, se o mundo durar tanto tempo, Deus cria-o no mais interior e no mais elevado da alma.
  8. Tudo o que é passado, e tudo o que é presente, e tudo o que é futuro, Deus cria-o no mais interior da alma.
  9. Tudo o que Deus opera em todos os santos, Deus opera-o no mais interior da alma.
  10. O Pai cria o seu Filho no mais interior da alma e ele cria-te ao mesmo tempo que o seu Filho único, não menor.
  11. Se eu devo ser Filho, é preciso que eu seja Filho no mesmo ser no qual ele é Filho, e em nenhum outro.
  12. Se eu devo ser um ser humano, eu não posso ser um ser humano no ser de um animal, é preciso que eu seja um ser humano no ser de um humano, mas se eu devo ser este ser humano aqui, é preciso que eu seja este ser humano neste ser aqui.
  13. Ora S. João diz: «Vocês são filhos de Deus.» 1

Notas
  1. O pregador regressa em seguida à presença de Deus no mais elevado e no mais interior da alma.

    Não apenas ele aí cria o seu Filho único, mas ele aí cria todo o passado, todo o presente, todo o futuro.

    O ser humano desprendido estando situado fora do tempo, na eternidade, realiza ao mesmo tempo que Deus toda a obra de Deus. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Prega a palavra 3