Mestre Eckhart – Mulher, vem a hora 5


  1. Eu disse às vezes: quem procura Deus e procura qualquer outra coisa ao mesmo tempo que Deus não encontra Deus, mas quem só procura Deus, na verdade, encontra Deus e nunca encontra Deus sozinho, porque tudo o que Deus pode oferecer, ele encontra-o ao mesmo tempo que encontra Deus.
  2. Se tu procuras Deus, e procuras Deus com vista à tua própria vantagem ou à tua própria beatitude, na verdade, tu não procuras Deus.
  3. É por isso que ele diz que os verdadeiros adoradores adoram o Pai e ele di-lo muito acertadamente.
  4. Poder-se-ia dizer a uma pessoa boa: «Porque procuras Deus?» -«Porque é Deus!» «Porque procuras a verdade?» -«Porque é a verdade!» «Porque procuras a justiça?» -«Porque é a justiça!»
  5. Tais pessoas são tais como devem de ser.
  6. Todas as coisas que estão no tempo têm um "porquê".
  7. Se perguntassem a alguém: «Porque comes?» -«Para ter força!» «Porque dormes?» -«Pela mesma razão!»
  8. É assim com todas as coisas que estão no tempo.
  9. Mas uma pessoa boa a quem se perguntasse: «Porque amas Deus?» -«Não sei - por Deus!» «Porque amas a verdade?» -«Pela verdade!» «Porque amas a justiça?» -«Pela justiça!» «Porque amas a bondade?» -«Pela bondade!» «Porque vives?» -«Na verdade, não sei, mas estou contente por viver.» 1

Notas
  1. Uma série de «Porquê?» constitui o desenvolvimento presente.

    Eckhart retoma assim um tema que já tinha esboçado nos sermões 5b e 6.

    Estes «porquê» que se referem ao criado encontram uma resposta naquele que se preocupa com essas questões, mas a pessoa boa, a pessoa interior, a pessoa desprendida a quem perguntassem: «Porque amas Deus?» confessaria a sua ignorância: «Não sei, por Deus.» «Porque amas a verdade ? - Pela verdade.»

    Seria o mesmo para a justiça e a bondade. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Mulher, vem a hora 5