Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 11



Que um ser humano deveria pesar todos os pensamentos e movimentos interiores, quaisquer que eles sejam, e sempre se guardar da indiferença quanto ao pecado venial.
  1. Se eu falo assim, não é porque eu acredite que vocês sejam, tu e todos os outros que eu disse, culpados e oprimidos por algum pecado semelhante; mas é porque eu gostaria que tu te guardasses de faltar, e pesar cada pensamento, e cada movimento interior, qualquer que seja o seu objeto, e que tu te empregasses ativamente em destruir todos os primeiros movimentos e pensamentos nas coisas onde tu poderias assim pecar.
  2. Porque eu digo-te isto: aquele que não pesa, ou que toma ligeiramente, a primeira ideia – sim! Mesmo se não há nela nenhum pecado – ele não escapará, qualquer que ele seja, à indiferença quanto ao pecado venial. A esse pecado venial, não há ninguém, nesta vida mortal, que escape a ele absolutamente. Mas à indiferença quanto ao pecado venial, sempre escaparão todos os verdadeiros discípulos da perfeição: porque de outra forma, eu não ficaria surpreendido que eles caíssem rapidamente no pecado mortal.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 11