Livro da Vida Perfeita – Todas as coisas têm o seu ser em Deus


  1. Quando se diz que «qualquer coisa é ou faz contra Deus», que «ela O aflige ou O ofende», é preciso saber que nenhuma criatura é «contra Deus».
  2. Nenhuma criatura O aflige ou O ofende porque ela é ou vive, porque ela sabe ou pode. Nada de tudo isso é contra Deus.
  3. Que o ser humano viva ou que o diabo exista, isso é muito bom e vem de Deus – porque Deus é a essência e a origem de tudo isso.
  4. Deus é o ser de todos os existentes, a vida de todos os viventes, a sabedoria de todos sábios.
  5. Todas as coisas têm o seu ser em Deus mais verdadeiramente que nelas próprias, e igualmente das faculdades delas, da vida delas, etc.
  6. Porque de outra forma Deus não seria todo o bem. E é por isso que tudo o que existe, é bom.
  7. O que é bom é amado por Deus e Ele o deseja. É por isso que não é contra Deus.
  8. «O que é que então é contra Deus e O aflige?»
  9. O pecado, e ele apenas !
  10. «Mas o que é o pecado?»
  11. A criatura quer diferente de Deus. Ela quer contra Deus e contra a vontade de Deus. O pecado não é nada mais que isto. Que cada um o observe em si próprio!
  12. Aquele que quer diferente de mim, ou que é contra mim, é meu inimigo. Aquele que quer como eu é meu amigo e é-me querido. É igual com Deus.
  13. Aquele que quer diferente de mim ou contra mim – o que quer que ele faça ou não faça, o que quer que ele diga ou não diga – é contra mim e é-me penoso. É igual com Deus.
  14. Aquele que quer diferente de Deus ou contra a vontade de Deus – o que quer que ele faça ou não faça, o que quer que ele tenha a realizar – é contra Deus e entrega-se ao pecado.
  15. A vontade que quer diferente de Deus está também contra a vontade de Deus: «Aquele que não está comigo, diz Cristo, está contra mim» (Mt 12, 30).
  16. O que quer dizer: «Aquele que não quer comigo, aquele que não tem uma única vontade comigo, esse quer contra mim.»
  17. Um ser humano pode observar com isto se ele está sem pecado ou não, se ele peca ou não, e o que é o pecado.
  18. Ele pode observar também como ou por quais meios se deve – e pode – repará-lo e corrigi-lo.
  19. Chama-se a essa vontade contrária a Deus «desobediência», «Adão», «eu», amor próprio, «vontade própria», «pecado» - ou também ainda o «homem velho», o «afastamento» e a «separação de Deus»: tudo isto é a mesma coisa.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Os três caminhos » Todas as coisas têm o seu ser em Deus