Mestre Eckhart – Aquele que me serve 1


Sermão 58 - Aquele que me serve
  1. Nosso Senhor Jesus Cristo pronunciou estas palavras: «Aquele que me serve, que ele me siga e onde eu estou, lá o meu servidor estará comigo.» (Jo 12, 26) 1
  2. Nestas palavras podem-se notar três coisas.
  3. A primeira, é que se deve seguir e servir Nosso Senhor visto que ele diz: «Aquele que me serve deve seguir-me».
  4. É por isso que estas palavras convêm a São Segundo, o qual significa «quem segue Deus», porque ele deixou por Deus os seus bens, e a sua vida, e todas as coisas.
  5. Da mesma maneira, todos aqueles que querem seguir Deus devem deixar tudo aquilo que os pode impedir de ir a Deus.
  6. Crisóstomo diz: é uma asserção penosa para aqueles que se voltaram para este mundo e para as coisas corporais, porque para esses é muito doce possui-las; difícil e amargo de as deixar.
  7. Com isto, pode-se notar quanto é penoso para certas gentes, que não conhecem nada das coisas espirituais, o deixarem todas as coisas corporais.
  8. Como eu disse frequentemente, porque é que as coisas doces não têm o mesmo sabor para a orelha do que para a boca?
  9. Porque ela não está constituída para esse efeito.
  10. É por isso que uma pessoa carnal ignora as coisas espirituais, porque ela não está preparada para isso.
  11. Pelo contrário, é fácil a uma pessoa judiciosa que conhece as coisas espirituais, o deixar todas as coisas corporais.
  12. São Dioniso diz que Deus oferece a baixo preço o seu reino celeste e nada é de valor tão pequeno como o reino celeste, tão baixo é o preço, e nada é tão nobre e nada satisfaz como possuí-lo quando ele é merecido.
  13. Diz-se que ele é de baixo valor porque cada um pode adquiri-lo pelo preço que pode pagar.
  14. É por isso que o ser humano deve dar tudo aquilo que tem em troca do reino celeste: a sua vontade própria.
  15. Enquanto ele ainda guardar o que quer que seja da sua vontade própria, ele não mereceu o reino celeste.
  16. Para aquele que se deixa a ele próprio e à sua vontade própria, é fácil deixar todas as coisas corporais.
  17. Como eu disse frequentemente: um mestre ensinava ao seu discípulo como é que ele devia chegar a conhecer as coisas espirituais.
  18. O discípulo disse: «Mestre, segundo o teu ensinamento, eu subi mais alto e eu sei que todas as coisas materiais são como um pequeno esquife que voga sobre o mar, e como um pássaro que voa no ar.»
  19. Porque todas as coisas espirituais estão elevadas acima das coisas materiais; quanto mais elas estão elevadas, mais elas se amplificam e abarcam as coisas materiais.
  20. É por isso que as coisas materiais são pequenas, comparadas com as coisas espirituais, e quanto mais as coisas espirituais são elevadas, mais elas são grandes, e quanto mais elas são poderosas nas suas obras, mais elas são puras no ser. 2
  21. Eu já disse frequentemente, e é certo, e é uma asserção verdadeira: se um ser humano estivesse a morrer de fome e se lhe oferecessem as melhores iguarias, ele preferiria morrer de fome do que prova-las ou que trancá-las se não estivesse lá uma figura de Deus.
  22. E se um ser humano estivesse a morrer de frio, quais quer que fossem as roupas que lhe oferecessem, ele não poderia deitar-lhes a mão nem as vestir se não estivesse nelas uma figura de Deus.
  23. Este é o primeiro ponto: como é que se deve deixar todas as coisas e seguir Deus. 3

Notas
  1. O texto deste sermão encontra-se no antigo missal dominicano para o Comum de um mártir. [  ]
  2. O desenvolvimento do sermão compõe-se de três partes. A primeira, é que se deve seguir e servir Nosso Senhor. Estas palavras aplicam-se perfeitamente a São Segundo. Este nome significa com efeito «que segue Deus».

    Os Acta Sanctorum conheciam vários "São Segundo", mártires. Entre eles, aquele cujo culto parece ter sido mais difundido foi perseguido e depois decapitado sob Adriano. A Lenda Dourada ignora os outros e consagra várias páginas a este. Jacques de Voragine, que escreveu no século 13, informa que a vila de Asti, onde ele foi martirizado, guarda a sua memória e honra-o como seu santo patrono. A sua festa era celebrada no dia 30 de Março.

    Segundo o seu exemplo, diz Eckhart, aqueles que querem seguir Deus devem deixar tudo o que os pode impedir de ir a Ele. É doce, para aqueles que estão voltados para o mundo, o possuírem as coisas corporais; pelo contrário, para aqueles que conhecem os bens espirituais, é fácil o deixarem todas as coisas materiais.

    O pregador cita uma frase de «São Dioniso»: Deus oferece a baixo preço o seu reino celeste, cada um obtêm-no pelo preço que pode pagar. O ser humano deve portanto dar tudo aquilo que tem em troca do reino celeste: a vontade própria. «Para aquele que se deixa a ele próprio e à sua vontade própria, é fácil deixar todas as coisas corporais.» Elas não têm mais peso do que um esquife que voga sobre o mar, ou um pássaro que voa no ar.

    As coisas espirituais são elevadas acima das coisas materiais e quanto mais elas são poderosas nas obras, mais elas são puras no ser. [  ]
  3. Nada tem sentido nem gosto para o ser humano se Deus não está aí presente de qualquer maneira: morrendo de fome, ele não tocaria nas melhores iguarias se ele não visse nelas uma figura de Deus. Morrendo de frio, ele não vestiria as melhores roupas se ele não visse nelas uma figura de Deus. Eckhart acrescenta: «Eu já disse frequentemente, é certo e é uma asserção verdadeira.» Nós não a conhecíamos até aqui. [  ]


[ ◊ ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Aquele que me serve 1