Mestre Eckhart – Maria Madalena foi ao túmulo 3


  1. Ora poder-se-ia perguntar porque é que ela estava em pé e não sentada.
  2. Ela estaria no entanto tão próxima dele sentada como em pé.
  3. Certos pensam que eles estavam afastados num campo vasto e plano onde nada fazia obstáculo à vista deles, eles veriam igualmente longe quer sentados quer em pé.
  4. Mas o que quer que eles pensem, não é assim.
  5. Maria estava em pé afim de ver tão longe quanto possível em volta dela se Deus não estava escondido sob qualquer sarça onde ela o iria procurar.
  6. A segunda razão: ela estava nela própria de tal forma estendida para Deus com todas as suas potências quanto ela o estava também exteriormente.
  7. A terceira razão: ela estava de tal forma submergida pelo sofrimento. 1
  8. Acontece que certos, quando morre o seu querido superior, sejam de tal forma submergidos pelo sofrimento que eles não se conseguem aguentar em pé e têm que permanecer sentados.
  9. Mas como o seu sofrimento tinha Deus por causa e o seu fervor por base, não era necessário para ela. 2
  10. A quarta razão pela qual ela estava em pé: se ela visse Deus em qualquer lugar, ela poderia mais rapidamente apreendê-lo.
  11. Aconteceu-me dizer que uma pessoa em pé era mais acolhedora para Deus, mas eu agora digo de outra maneira: sentados numa verdadeira humildade, recebemos mais do que em pé; eu disse também, anteontem, que o céu não pode operar em nenhuma parte melhor que no fundo da terra, igualmente Deus não pode operar em nenhuma parte melhor do que no fundo da humildade, porque quanto mais a humildade é profunda, melhor ela acolhe Deus.
  12. Os nossos mestres dizem: se pegássemos num recipiente e o enterrássemos na terra, ele poderia receber mais (chuva) do que se ele estivesse em cima da terra; por pouco que fosse, por forma que se possa com dificuldade ver, seria no entanto qualquer coisa mais.
  13. Quanto mais o ser humano está mergulhado no fundo da verdadeira humildade, mais ele está mergulhado no fundo do ser divino. 3

Notas
  1. Eckhart questiona-se em seguida porque é que Maria Madalena estava em pé, não sentada. Certos pensam que, num campo vasto e plano, se pode ver tão longe sentado quanto em pé, mas não é assim. Eckhart encontra de novo razões para esta atitude:

    Ela esperava que se Jesus estivesse escondido debaixo de qualquer sarça, ela o descobriria melhor assim. Ela estava em si própria de tal forma estendida para Deus que ela estava-o também exteriormente. [  ]
  2. O pregador introduz aqui uma consideração muito pessoal que a experiência lhe parece ter ditado: quando certos religiosos perdem «o seu querido superior», eles sentem um sofrimento tão grande que eles são obrigados a ficarem sentados.

    Não era assim com Maria Madalena, porque o seu sofrimento tinha Deus por causa e a sua firmeza por base. [  ]
  3. Eckhart interrompe agora a sua exposição sobre Maria Madalena para apresentar um desenvolvimento que não tem relação direta com aquilo que precede.

    Aconteceu-lhe dizer, explica ele, que uma pessoa em pé é mais acolhedora para Deus. Ele hoje fala de maneira diferente: sentados numa verdadeira humildade, recebe-se mais do que em pé.

    Ele refere-se também a uma frase que disse «anteontem»: o céu não pode operar em nenhuma parte melhor do que no fundo da terra; igualmente Deus não pode operar melhor do que no fundo da humildade: assim, um recipiente que se enterra na terra, mesmo sendo pouco, pode receber mais chuva que se estivesse colocado sobre a terra. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Maria Madalena foi ao túmulo 3