Mestre Eckhart – Nosso Senhor levantou os olhos 3


  1. O segundo, é que a alma se deve dirigir para o alto na humildade, com todos os seus defeitos e os seus pecados, ela deve-se colocar e se inclinar sob a porta da misericórdia de Deus, onde Deus se resolve em misericórdia, e ela deve também levar ao alto a sua virtude e as suas obras boas, ela deve colocar-se com elas sob a porta onde Deus se resolve em bondade.
  2. Assim a alma deve seguir e ordenar-se segundo o exemplo: «Ele levantou os olhos».
  3. Em seguida ele diz: «Ele dirigiu o seu olhar para cima».
  4. Um mestre diz: aquele que fosse astucioso, e conhecesse isto, colocaria água por cima do vinho, por forma a que a potência do vinho pudesse agir nela: a potência do vinho transformaria a água em vinho e se ela estivesse bem colocada por cima do vinho, ela seria melhor do que o vinho, pelo menos ela tornar-se ia tão boa quanto o vinho.
  5. O mesmo se passa na alma que está bem ordenada no fundo da humildade, ela sobe assim e é atraída para o alto na potência divina; ela nunca repousa antes de ter ido diretamente para Deus e de o ter tocado na sua nudez, ela permanece inteiramente no interior, ela não procura nada fora, ela não fica também ao lado de Deus nem perto de Deus, ela dirige-se diretamente para Deus, na pureza do ser; é lá também que está o ser da alma, porque Deus é o ser puro.
  6. Um mestre diz: em Deus, que é o ser puro, não chega nada que não seja também ser puro.
  7. É portanto «ser» a alma que chegou direta a Deus, e em Deus. 1

Notas
  1. O segundo significado, é que a alma deve-se dirigir para o alto com todos os seus defeitos, e se colocar com toda a humildade sob a porta onde Deus se resolve em misericórdia.

    Ela deve também levar as suas virtudes e as suas obras boas.

    Da mesma forma, se alguém colocasse água por cima do vinho, a potência do vinho transformaria a água, e a tornaria tão boa quanto o vinho. Assim a alma que está bem ordenada no fundo da humildade nunca repousa antes de ir direta a Deus e de o tocar na sua nudez.

    Um mestre diz: em Deus, que é o ser puro, não chega nada que não seja também ser puro. É por isso que a alma se torna plenamente ser quando ela chega direta a Deus e em Deus. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Nosso Senhor levantou os olhos 3