Mestre Eckhart – O Senhor estendeu a sua mão 4


  1. Em terceiro lugar, certos nomes levam para o alto (nomes metafóricos) em direção a Deus e estão voltados para o tempo.
  2. Na Escritura também, se designa Deus com muitos nomes.
  3. Eu digo: ter o conhecimento de qualquer coisa em Deus e aplicar-lhe o nome, é falhar Deus.
  4. Deus está acima dos nomes e acima da natureza.
  5. Nós lemos a propósito de um homem devoto que implorava a Deus na sua oração e queria dar-lhe um nome.
  6. Um irmão disse-lhe então: «Cala-te, tu desonras Deus!»
  7. Nós não conseguimos encontrar nenhum nome que nós possamos dar a Deus.
  8. No entanto é-nos permitido dar lhe os nomes pelos quais os santos o nomearam, que Deus consagrou no coração deles e inundou de luz divina.
  9. E com isso, nós devemos primeiro aprender como devemos rezar a Deus.
  10. Nós devemos dizer: «Senhor, com estes mesmos nomes que Tu assim consagraste no coração dos teus santos e inundados com a tua luz, nós te rezamos e te louvamos.»
  11. Em seguida nós devemos aprender a não dar a Deus nenhum nome com a ilusão de que nós o conseguimos com isso suficientemente louvar e exaltar, porque Deus está «acima dos nomes» e é inexprimível. 1

Notas
  1. Na Escritura, designa-se Deus com muito nomes, mas qualquer que seja aquele que se lhe dá, não é Deus: Deus está acima de todos os nomes.

    Eckhart cita o exemplo de um homem devoto que, na sua oração, queria dar um nome a Deus. Um irmão disse-lhe: «Cala-te, tu desonras Deus!»

    É-nos no entanto permitido nomear Deus com os nomes que os santos lhe deram e que Ele consagrou no coração deles; no entanto nós não devemos ter a ilusão de que com isso nós exaltamos Deus suficientemente. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » O Senhor estendeu a sua mão 4