Mestre Eckhart – O Senhor estendeu a sua mão 1


Sermão 53 - O Senhor estendeu a sua mão
  1. O Senhor estendeu a sua mão, tocou na minha boca e disse... (Jr 1, 9-10) 1
  2. Quando eu prego, eu tenho o costume de falar do desprendimento e de dizer que o ser humano deve ser desprendido dele próprio e de todas as coisas.
  3. Em segundo lugar, que devemos ser reintroduzidos no Bem simples que é Deus.
  4. Em terceiro lugar, que nos recordemos da grande nobreza que Deus colocou na nossa alma afim de que o ser humano chegue assim maravilhosamente até Deus.
  5. Em quarto lugar, eu falo da pureza da natureza divina - de quanta claridade tem a natureza divina, é inexprimível.
  6. Deus é uma palavra, uma palavra inexpressa. 2

Notas
  1. O texto deste sermão é retirado à epístola para a vigília de São João Batista (23 de junho). [  ]
  2. No início, Eckhart resume os temas principais da sua prédica em geral: o desprendimento, dito de outra forma, a obrigação do ser humano de se desprender dele próprio e de todas as coisas; de se inserir no bem simples que é Deus; de se recordar da sua grande nobreza afim de chegar até Deus.

    O enunciado do quarto tema - a pureza da natureza divina - desemboca no começo do sermão propriamente dito. [  ]


[ ◊ ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » O Senhor estendeu a sua mão 1