Mestre Eckhart – Tu deves honrar pai e mãe 5


  1. Os nossos mestres dizem: Tudo aquilo que é conhecido, ou que nasceu, é uma imagem.
  2. E eles explicam-se assim: Se o Pai deve gerar o seu Filho único, é preciso que Ele gere a sua imagem que reside n'Ele próprio, no seu fundo.
  3. A imagem, tal qual ela esteve eternamente n'Ele (forme illius), é a sua forma residindo n'Ele próprio.
  4. A natureza ensina, e parece-me com efeito certo, que se deve dar uma ideia de Deus por comparações, por isto e por aquilo, e no entanto Ele não é nem isto nem aquilo, e é por isso que o Pai não se contenta com isso, antes pelo contrário Ele retira-se na origem, no mais interior, no fundo e no núcleo do ser paterno onde ele esteve eternamente n'Ele próprio na Paternidade, e onde Ele desfruta d'Ele próprio, Pai enquanto que Pai Ele próprio no único Um.
  5. Aqui todas as palhas de erva, e a madeira, e a pedra, e todas as coisas são Um.
  6. Esse é o bem supremo, e eu estou apaixonado por ele.
  7. Assim portanto: tudo aquilo que a natureza é capaz de realizar, ela o projeta aí, ela precipita-se na Paternidade, afim de ser «um», e um Filho, e de se libertar de tudo o resto, e de ser totalmente «um» na Paternidade, e se ela não o consegue, de ser então o símbolo do Um.
  8. A natureza, que é de Deus, não procura nada de exterior a ela, e mesmo a natureza, que é em si, não tem nada a ver com a aparência exterior, porque a natureza, que é de Deus, não procura nada mais que a semelhança com Deus. 1

Notas
  1. Eckhart insiste neste tema que lhe é caro: a alegria que o Pai sente no seu Filho, a sua perfeita semelhança, a sua perfeita imagem «permanecem n'Ele próprio no seu fundo... tal qual ela esteve eternamente n'Ele.»

    Pode-se assim, diz Mestre Eckhart, tentar dar uma ideia de Deus por comparações, na condição de que elas sejam tidas como tais, porque elas nunca são apropriadas ao Pai que se retira no «mais interior», no «fundo», no «núcleo», Ele é «Pai enquanto que Pai Ele próprio no único Um.» [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Tu deves honrar pai e mãe 5