Mestre Eckhart – Feliz o ventre que te trouxe 1


Sermão 49 - Feliz o ventre que te trouxe
  1. Lê-se hoje no evangelho que uma mulher, uma mulher casada, diz a Nosso Senhor: «Feliz o corpo que te trouxe, felizes as mamas que te amamentaram.»
  2. Então Nosso Senhor diz: «Tu dizes a verdade. Feliz é o corpo que me trouxe e felizes são as mamas que me amamentaram. Mas mais feliz ainda é aquele que escuta a minha palavra e a guarda.» (Lc 11, 27) 1
  3. Prestem bem atenção a esta frase que disse Cristo: «Mais feliz é aquele que escuta a minha palavra e a guarda, do que o corpo que me trouxe, e as mamas que me amamentaram.»
  4. Se eu tivesse dito isso, e se fosse a minha própria frase - que a pessoa que escuta a palavra de Deus, e que a guarda, é mais feliz do que foi Maria nesse nascimento que a tornou corporalmente mãe de Cristo - eu repito; se eu tivesse dito isso, as pessoas poderiam espantar-se, mas é o próprio Cristo que o diz.
  5. É por isso que devemos acreditar nele como sendo a verdade, porque Cristo é a verdade.
  6. Notem o que entende aquele que escuta a palavra de Deus.
  7. Ele escuta Cristo nascido do Pai, em plena igualdade com o Pai, tendo assumido a nossa humanidade unida à sua pessoa, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, um Cristo; tal é a palavra que escuta absolutamente aquele que escuta a palavra de Deus, e a guarda com toda a perfeição. 2

Notas
  1. O texto comentado neste sermão está inscrito no antigo missal dominicano para todas as festas da Virgem entre o Natal e a Purificação.

    Excepcionalmente longo, este sermão apresenta ainda uma outra particularidade: comporta um "prólogo" sobre o qual o pregador explica a razão: ele quis dar aos auditores (auditoras de um mosteiro?) o tempo de se recolherem, em seguida ele desculpa-se de os ter retido. Sem dúvida, ele deixou-se levar pelo seu discurso. Quando ele diz: «Eu quero agora pregar», ele na realidade já prega desde há algum tempo, e aquilo que ele expôs nesse "prólogo" pertence organicamente àquilo que se vai seguir. [  ]
  2. Não é a única vez que Mestre Eckhart insiste sobre a audácia das palavras de Cristo, fazendo alusão ao escândalo que ele teria provocado se fosse ele próprio que as tivesse pronunciado.

    E no entanto ele faz-lhes como que uma atenuação, o que não está nos seus hábitos.

    Com efeito, o texto de São Lucas não diz nada desse «Tu dizes a verdade», seguido da repetição das palavras da mulher.

    Talvez ele tenha tido em consideração a veneração por Nossa Senhora do povo que o escuta. Ele regressará mais adiante ao culto que lhe é prestado pela «santa cristandade», quer dizer a Igreja, e os pedidos de intercepção que lhe são endereçados. Três vezes ele repete: «e é verdade». [  ]


[ ◊ ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Feliz o ventre que te trouxe 1