Mestre Eckhart – Quando se completaram os dias 5


  1. «Homo erat»
  2. Ele diz: «Vejam: um ser humano.»
  3. A palavra «homo», nós a aplicamos às mulheres e aos homens, mas os latinos não a querem empregar para as mulheres devido à fraqueza delas.
  4. «Homo» designa «aquilo que é perfeito» e «ao qual não falta nada».
  5. «Homo», o ser humano, significa «que é de terra», e significa «humildade».
  6. A terra é o elemento mais baixo, ela situa-se no centro, ela está completamente rodeada pelo céu, e recebe totalmente o influxo do céu.
  7. Tudo o que o céu opera, e derrama, é recebido no centro, no fundo da terra.
  8. Segundo uma outra acepção, «homo» quer dizer «humidade» e significa «aquele sobre o qual se derrama a graça», quer dizer que o ser humano humilde recebe imediatamente o influxo da graça.
  9. Neste influxo da graça, a luz do intelecto eleva-se imediatamente, então Deus irradia numa luz que não se pode dissimular.
  10. Qualquer um que fosse assim poderosamente envolvido por essa luz seria, com relação a um outro ser humano, de tal forma mais nobre, como uma pessoa viva em comparação com aquela que está pintada numa parede.
  11. Essa luz é tão poderosa que não apenas ela é em ela própria desprendida do tempo e do espaço, mas ela arranca ao tempo e ao espaço, assim como a toda a representação corporal e a tudo o que lhe é estrangeiro, aquele sobre o qual ela se derrama.
  12. Eu já o disse frequentemente: se não existisse tempo nem espaço, nem o que quer que seja, tudo seria um único ser.
  13. Aquele que fosse assim um, e mergulhasse no abismo da humildade, seria então inundado pela graça. 1

Notas
  1. «Homo» designa «o que é perfeito», «ao qual não falta nada».

    O alemão tem um termo «mensh» que se aplica quer aos homens quer às mulheres, enquanto que nas línguas latinas, homme em francês, uomo em italiano, homem em português, não se aplica às mulheres «devido à fraqueza delas».

    Seguem-se as etimologias fantasistas nas quais se comprazia a Idade Média. «Homo», próximo de «humus». A terra sendo o elemento mais baixo, «homo», segundo esta acepção, significa «humildade». «Homo» está próximo também de «humor» e quer dizer «humidade», quer dizer que o homem humilde recebe o influxo da graça que faz subir a luz do seu intelecto na luz divina. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Quando se completaram os dias 5