Mestre Eckhart – Era na noite do dia 1


Sermão 36b - Era na noite do dia
  1. Era na noite do dia em que Nosso Senhor veio até aos seus discípulos, colocou-se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco!» (Jo 20, 19)
  2. Ora ele (o evangelista) diz: «era na noite do dia». Quando o calor do meio-dia penetra no ar e o aquece, o calor da noite acrescenta-se a ele e fica ainda mais quente: então a noite está no seu ardor mais forte por causa do calor que se adicionou.
  3. O ano, igualmente, tem a sua noite: o mês de agosto em que o ardor é mais forte do ano.
  4. É também a noite, numa alma que ama Deus.
  5. É um puro repouso para quem está penetrado e ardente de amor divino.
  6. Eis porque ele diz: «era na noite do dia».
  7. Nesse dia, a manhã, o meio-dia e a noite, acumulam-se e nada desaparece deles, enquanto que, num dia do tempo, a manhã e o meio-dia desaparecem e a noite sucede-lhes.
  8. Não é assim no dia da alma onde todas as coisas permanecem um.
  9. A luz natural da alma, é a manhã.
  10. Quando, nessa luz, a alma faz a sua penetração em direção ao mais elevado e ao mais puro, e entra assim na luz do anjo, nessa luz é meia-manhã, depois a alma eleva-se com a luz do anjo em direção à luz divina, e é meio-dia.
  11. Por fim, quando a alma permanece na luz de Deus e no silêncio do puro repouso, é a noite; então o ardor é o maior no amor divino.
  12. Ora ele (o evangelista) diz: «era na noite do dia». Tal é o dia da alma. 1

Notas
  1. Este sermão 36b situa, numa relação mais precisa que o 36a, as diferentes partes do dia terrestre e as fases do «dia da alma», manhã, meio-dia e noite: a alma passa da luz natural à luz do anjo e à luz divina, esta aqui incluindo as outras duas. [  ]


[ ◊ ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Era na noite do dia 1