Mestre Eckhart – Rejubilem no Senhor todo o tempo 5


  1. Ora São Paulo diz: «Rejubilem no Senhor!» e diz em seguida: «que os vossos pensamentos sejam conhecidos do Senhor», quer dizer na verdade [que é o Filho], junto do Pai.
  2. A está ligada à luz do intelecto, a esperança à potência ascendente que todo o tempo se eleva em direção ao mais alto e ao mais límpido: em direção à verdade.
  3. Eu disse uma vez qualquer: - prestem atenção a esta palavra! - esta potência é tão livre e procura de tal forma elevar-se que ela não pode suportar nenhuma contrariedade.
  4. O ardor do amor por fim está ligado à vontade.
  5. Ora ele diz: «que os vossos pensamentos e todas as potências sejam conhecidas do Senhor na ação de graças ou nas suplicações».
  6. Se o ser humano não tivesse outra relação com Deus que não fosse prestar-lhe graças, seria suficiente! 1
  7. Que Deus nos ajude para que nós rejubilemos eternamente no Senhor e próximo do Senhor na verdade, que os nossos pensamentos lhe sejam conhecidos, que nós lhe prestemos graças por todo o bem e que nós sejamos sempre felizes n'Ele. Amém. 2

Notas
  1. Nós reencontramos no fim do sermão as «virtudes divinas» que já foram abordadas nos sermões 32 e 33. [  ]
  2. Esta tradução foi realizada a partir da tradução francesa de Jeanne Ancelet-Hustache, «Maitre Eckhart - Sermons 31-59 - Tome II», Éditions du Seuil, Paris, 1978, p. 21-25. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ ◊ ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Rejubilem no Senhor todo o tempo 5