Mestre Eckhart – Tratado da Nobreza 5


  1. A pessoa exterior é a pessoa inimiga, a má, que semeou e lançou o joio.
  2. São Paulo disse dele próprio: «Eu encontro em mim aquilo que me entrava, contrário àquilo que Deus ordena, ao que Deus aconselha, ao que Deus disse e diz ainda no mais elevado, no fundo da minha alma».
  3. Noutro local, ele diz ainda gemendo: «Ai! Infeliz que eu sou! Quem me libertará desta carne e deste corpo mortal?»
  4. Noutro local ainda, ele diz que o espírito do ser humano e a carne estão constantemente opostas uma ao outro.
  5. A carne aconselha o vício e a malícia; o espírito aconselha o amor de Deus, a alegria, a paz, e todas as virtudes.
  6. Àquele que segue o espírito, que vive segundo o espírito e o seu conselho, pertence a vida eterna.
  7. A pessoa interior é aquela de quem Nosso Senhor diz que «uma pessoa nobre partiu para um pais distante afim de aí obter um reino».
  8. É a árvore boa, da qual Nosso Senhor diz que ela dá sempre bons frutos e nunca maus, porque ela quer a Bondade, inclina para a Bondade, para a Bondade tal como ela plana nela própria, sem ser tocada por isto ou aquilo.
  9. A pessoa exterior é a árvore má que nunca pode dar bons frutos.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Tratado da Nobreza 5