Mestre Eckhart – Tratado do Desprendimento 10
- Ora eu pergunto ainda: qual é a oração do coração desprendido?
- Eu respondo dizendo que a pureza do desprendimento não pode rezar, porque aquele que reza deseja obter qualquer coisa ou que Deus lhe retire qualquer coisa.
- Ora o coração desprendido não deseja nada e também não tem nada de que queira ser liberto.
- É por isso que ele está desprendido de qualquer oração, e a sua oração não é nada mais que estar conforme a Deus. Eis toda a sua oração.
- Neste sentido nós podemos citar o que diz S. Dioniso sobre as palavras de S. Paulo: "Todos correm para obter a coroa, e no entanto ela só é atribuída a um único"; todas as potências da alma correm para obter a coroa, e no entanto ela só é atribuída ao que é essência.
- Dioniso diz portanto: "Esta corrida não consiste em nada mais que em se afastar de todas as criaturas para se unir ao Incriado."
- E quando a alma chega a isso, perde o seu nome e Deus atrai-a a ele, de tal forma que ela não é mais nada em si, da mesma forma que o sol atrai a si a aurora, de tal forma que ela não é mais nada.
- Nada mais leva o ser humano até lá que o puro desprendimento.
- Nós podemos ainda citar aqui as palavras de S. Agostinho: a alma tem uma entrada secreta na natureza divina onde todas as coisas não são mais nada para ela.
- Na terra, esta entrada não é nada mais que o puro desprendimento.
- E quando o desprendimento chega ao seu cume, o seu conhecimento torna-o desconhecedor, o amor torna-o não amante, e a luz torna-o tenebroso.
- Nós podemos ainda citar aqui o que diz um mestre: os pobres em espírito são aqueles que abandonaram todas as coisas a Deus, tal como ele as tinha quando nós não existíamos.
- Só pode agir assim um coração puro e desprendido.
- Que Deus se compraz mais num coração desprendido que em todos os outros corações, nós constatamos nisto, porque se tu me perguntas: O que procura Deus em todas as coisas, eu respondo-te pelo Livro da Sabedoria. Ele diz lá: "Eu procuro o repouso em todas as coisas."
- Ora não existe repouso completo em nenhum sítio, senão no coração desprendido.
- É por isso que Deus gosta mais de estar lá do que noutras virtudes ou noutras coisas.
- Tu deves saber também que quanto mais o ser humano se esforça por se tornar acessível ao influxo divino, mais ele é bem-aventurado, e aquele que se pode colocar na suprema disponibilidade fica também na suprema beatitude.
- Ora nada se pode tornar acessível ao influxo divino senão na conformidade com Deus, porque quanto mais um ser humano é um com Deus, mais ele é acessível ao influxo divino.
- Ora a conformidade com Deus provém de que o ser humano se submeta a Deus, e quanto mais o ser humano se submete à criatura, menos está conforme a Deus.
- Ora o coração puro e desprendido está liberto de todas as criaturas.
- É por isso que ele está totalmente submetido a Deus; assim, ele está na perfeita conformidade com Deus e totalmente acessível ao influxo divino.
- É o que pensava S. Paulo quando dizia: "Revistam-se de Jesus Cristo."
- Ele quer dizer: pela conformidade com Cristo, e revestir-se dele não se pode fazer senão pela conformidade com Cristo.
- E sabe: quando Cristo se fez homem, ele não revestiu apenas um homem, ele revestiu a natureza humana.
- É por isso que: desprende-te de todas as coisas, ficará somente aquilo que Cristo revestiu, e assim tu te terás revestido de Cristo.
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